A terça-feira (11) será um dia de céu claro e de baixa umidade do ar em praticamente todo o Mato Grosso do Sul. Ao menos é o que prevê o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), que aponta a possibilidade de chuva apenas a partir de quinta-feira (13), de forma isolada, no Sul do Estado.
O instituto adverte moradores das regiões Centro-Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul sobre a queda acentuada da umidade do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 20% durante a tarde, aumentando os riscos de queimadas e de incidência de problemas respiratórios, sobretudo em crianças e idosos. A baixa umidade também pode causar ardência nos olhos.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera adequados à saúde humana índices de umidade superiores a 60%. Abaixo dos 40%, são apontados diferentes níveis de alerta (confira o gráfico abaixo).
Já na região Pantaneira, está previsto um dia mais nublado por conta de ventos vindos do Sul do Brasil, carregando umidade e deixando as temperaturas mais amenas –ainda assim, Corumbá deve registrar ao longo do dia a máxima do Estado, de 39ºC, assim como Sonora.
Campo Grande deve ter máxima de 35ºC, assim como Coxim e Três Lagoas. Em Dourados, os termômetros podem cravar até 34ºC. Confira no mapa como ficam as temperaturas:
Com Karla Tatiane, da Subcom (Subsecretaria de Comunicação)