28 de março de 2024 - 15:13

‘Temporada’ será exibido no MIS pelo Ciclo de Cinema Brasileiro

Resultado de imagem para Temporada filme

O Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo terá mais uma edição nesta quarta-feira (4), no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS-MS). Será exibido o filme “Temporada”, dirigido por André Novais de Oliveira.

Em “Temporada”, a personagem Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do Estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate a endemias na região. Em seu novo trabalho, ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.

Realizado em parceria com o Curso de Audiovisual da UFMS, o Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo terá uma exibição mensal, no Museu da Imagem e do Som, durante o primeiro semestre de 2020. A curadoria é dos professores Júlio Carlos Bezerra e Vitor Zan. A primeira exibição foi no mês passado, com o filme “Branco sai, preto fica”, dirigido por Adirley Queirós.

Para a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, a parceria com o curso de Audiovisual da UFMS, que teve início no ano passado, é importante no sentido de aproximar os alunos das atividades do museu e dos filmes e produções locais. “Queremos oportunizar também ao público em geral as exibições e debates sobre o cinema brasileiro que está sendo produzido no Brasil de hoje, quais as técnicas, narrativas, linguagens e conteúdo, no sentido de despertar para o conhecimento de um cinema mais próprio, mais nosso, sendo esta uma estratégia democrática e necessária nos dias atuais”.

O professor Júlio Carlos Bezerra agradece a parceria do MIS com o recém aberto curso de audiovisual da UFMS. “O MIS é exatamente o ponto de referência no Estado para quem faz cinema aqui, por isso é importante que esta parceria seja cada vez mais intensa e duradoura. Esse ciclo de cinema brasileiro contemporâneo parte de um incômodo muito grande de nós, professores do curso. O mercado exibidor aqui do Estado é muito negligente no que diz respeito ao cinema brasileiro, então nossos alunos acabam tendo muito pouco contato com o que de melhor tem sido feito no Brasil hoje, esse é um problema grave. Então o professor Vitor Zan e eu organizamos uma curadoria absolutamente pessoal, são filmes que nós gostamos, entramos em contato com respectivos cineastas e fechamos mais essa parceria com o MIS. A ideia é que as sessões mensagens comecem sempre com uma breve introdução feita pela gente, e o debate continua depois da sessão. Esse projeto vai ser formalizado como projeto de extensão do curso de Audiovisual da UFMS”.

Serviço: O filme tem a duração de 113 minutos e a classificação é 12 anos. A exibição acontece na quarta-feira (04 de março), às 19 horas, com entrada franca. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.