23 de abril de 2024 - 22:44

Temer decide recriar Ministério da Cultura e ministro assume na terça

Depois da pressão popular e manifestações em todo o Brasil, o presidente em exercício Michel Temer decidiu recriar o Ministério da Cultura (Minc). O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na última quarta (18) como secretário nacional de Cultura. Tudo indica que Calero tomará posse na terça-feira (25).

A informação foi dada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, neste sábado (21). Com isso, a Cultura deixa de ser uma secretária e não ficará mais subordinada ao Ministério da Educação, como havia informado Temer no último dia 12, quando editou uma medida provisória na qual determinou mudanças na composição do governo.

A decisão de fundir as pastas de Educação e Cultura foi tomada com base no princípio adotado por Michel Temer ao assumir de reduzir o número de ministérios.

Diante dos protestos de parte dos artistas e de servidores do Ministério da Cultura, Temer já havia anunciado que, mesmo como secretaria, a estrutura da pasta seria mantida.
Nesta sexta-feira (20), edição extra do”Diário Oficial da União” publicou medida que dava status de “natureza especial” ao cargo de secretário da Cultura.

Antes de indicação de Calero, a intenção do presidente em exercício era nomear uma mulher para a comandar a área e assim responder às críticas por um ministério exclusivamente de homens. Entretanto, depois de algumas sondagens, nenhuma mulher indicada aceitou o cargo.

Sobre Marcelo Calero

O novo ministro da Cultura, Marcelo Calero é carioca, estudou no Colégio Santo Inácio e se formou em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Tem passagens pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Petrobras. Em 2007, passou a atuar como diplomata e chegou a trabalhar na embaixada do Brasil no México.

Calero trabalhou na assessoria internacional da Prefeitura do Rio e chegou a acumular a Secretaria Municipal de Cultura e a presidência do Comitê Rio450, órgão criado para organizar a celebração do aniversário da cidade.

Manifestações

Desde que Temer anunciou o fim do Ministério da Cultura, manifestações eclodiram em todo o Brasil. Uma das mais visualizadas na internet foi a do vídeo abaixo, quando músicos da orquestra carioca cantaram “Fora Temer”.