19 de abril de 2024 - 11:26

Temendo colapso econômico, prefeito pede ao governador flexibilização do toque de recolher em Bonito

Odilson Soares diz que horário a partir das 22h represou fluxo turístico causando efeito contrário e economia do município não aguenta mais restrições. Cancelamento de reservas em hotéis e atrativos preocupa trade turístico

O prefeito de Bonito, Odilson Arruda Soares, enviou ofícios ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de Saúde, Geraldo Resende, pedindo a redução do período do toque de recolher. Decreto Estadual estabeleceu a restrição da circulação de pessoas nas ruas entre 22h e 5h. Bonito quer restabelecer o horário definido por decreto municipal, entre meia-noite e 5h.

O prefeito argumenta que o trade turístico adotou sete protocolos de biossegurança, elaborados com suporte do Sebrae e Senac, tornando as atividades seguras e ainda tenta se recuperar dos prejuízos da pandemia. O setor sofreu com mais de três meses parados e responde pela quase totalidade dos empregos formais e informais no município. A economia do município pode entrar em colapso.

Ao ampliar a restrição de horário o decreto desencadeou o cancelamento de reservas em hotéis e atrativos, trazendo muita preocupação. Por outro lado, provocou também reação contrária ao objetivo, que é evitar aglomerações. De acordo com Odilson Soares, a Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria constatou que o fluxo de turistas foi represado com o fechamento das atividades às 22h, provocando filas antes de iniciar o toque de recolher.

O argumento para a flexibilização é que o município vive 100% do ecoturismo e o trade se ajustou aos protocolos com resultados satisfatórios e o objetivo de evitar aglomerações para conter a transmissibilidade da Covid-19 com o Decreto Estadual não se mostrou eficaz. A Prefeitura avalia também que todas as medidas de enfrentamento à Covid-19 estão sendo seguidas e o município tem controlado os casos, que estão em estabilidade.

(Foto do destaque: Audiência do prefeito Odilson Soares com o governador antes da pandemia)