plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 00:36

Tech Dicas: Google Docs é opção gratuita para quem precisa editar documentos

Fernando Rodrigues fala no Bom Dia Campo Grande sobre vantagens do pacote de escritório que o Google oferece para computadores e celulares
Google Docs abre possibilidade para edição de documentos online gratuitamente. (Imagem: Reprodução)
Google Docs abre possibilidade para edição de documentos online gratuitamente. (Imagem: Reprodução)

O dia a dia com a informática tem alguns pontos comuns entre os vários usuários pelo mundo. Entre eles, o uso de programas e aplicativos para se escrever textos e planilhas de cálculos ou agendamento de compromissos, funções que, desde as popularização dos computadores, são resumidas no nome “Microsoft Office” ou, mais especificamente, nos seus componentes –quem nunca precisou usar o Word, Excel ou o Power Point, por exemplo? O problema é que a suíte de aplicativos não é gratuita e, para se manter na legalidade usando o Office, é preciso separar alguns reais para adquirir uma licença ou assinaturas.

Acontece que o conjunto de programas da Microsoft não é a única opção para quem precisa editar textos ou de outras funções do pacote. “Muita gente não tem a possibilidade ou não quer pagar pelo aplicativo. O Google oferece uma vantagem, com uma gama de aplicativos que substitui os famosos Word, Excel e a agenda. Tudo isso gratuitamente no seu celular e no computador”, afirmou o jornalista Fernando Rodrigues, durante as Tech Dicas desta sexta-feira (31) no Bom Dia Campo Grande.

Rodrigues se referiu ao Google Docs, um conjunto de aplicações online que não só oferece praticamente as mesmas funções do Microsoft Office, como ainda as disponibiliza gratuitamente junto com espaço para armazenamento de arquivos na nuvem e com a possibilidade de edição compartilhada –isto é, quando mais de uma pessoa precisa trabalhar em um mesmo arquivo.

Para usar o Google Docs, basta ter uma conta do Google, como o Gmail (correio eletrônico também gratuito) e uma conexão à internet. Os diferentes aplicativos podem ser acessados no navegador, a partir de um menu no canto superior direito, no caso de computadores, ou por aplicativos no celular –neste caso, os apps precisam ser baixados e instalados no celular ou tablete, seja ele com sistema Android, a partir do Google Play ou iOS (iPhones, na App Store).

O especialista lembrou na Educativa 104.7 FM que o pacote Office foi, por anos, ferramenta obrigatória para quem tinha um computador com o sistema operacional Windows (dominante nos desktops e notebooks). “Um computador sem o Word não era nada. Hoje é possível fazer isso de forma gratuita, online, de qualquer lugar, e editar um relatório da empresa, um trabalho da faculdade e salvar online”, explicou.

O sistema tem algumas funcionalidades que agilizam o trabalho, segundo Rodrigues, citando como exemplo os lembretes por e-mail, em caso de compromissos na agenda, ou convites para reuniões. As aplicações também permitem o envio de arquivos para quem não tem o Google Docs: neste caso, é autorizada a visualização do documento. “Se tiver uma conta do Google, do Gmail, poderá editar, baixar e imprimir, entre outras funções”.

Fernando Rodrigues comanda as Tech Dicas do Bom Dia Campo Grande, que diariamente traz quadros temáticos variados –Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho (quintas) e Tecnologia (às sextas-feiras). Os ouvintes podem encaminhar suas dúvidas para os nossos especialistas em mensagens de texto ou de voz pelo WhatsApp (67) 99333-1047.

Sintonize – Com produção e Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Celito Espíndola (que excepcionalmente substituiu Anderson Barão), o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começar o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *