plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 01:25

Tech Dicas: estelionatários clonam contas do WhatsApp para aplicar golpes

Jornalista Fernando Rodrigues contou no Bom Dia Campo Grande como funciona o crime, que tem sido cada vez mais comum
Clonagem do WhatsApp tem sido usada por estelionatários para aplicar golpes. (Imagem: Reprodução)
Clonagem do WhatsApp tem sido usada por estelionatários para aplicar golpes. (Imagem: Reprodução)

Um morador do bairro Otávio Pécora, em Campo Grande, foi uma das últimas vítimas de um golpe aplicado pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros. Ele teve sua conta “clonada” por estelionatários, que passaram a enviar mensagens para seus clientes e conhecidos pedindo dinheiro. O golpe só foi descoberto porque algumas das vítimas decidiram entrar em contato com o dono da conta antes de fazer os depósitos e transferências. A prática, comum, é agravada pelo fato de que, quem teve a conta clonada, não consegue usar o WhatsApp para alertar seus contatos.

“É um golpe que tem acontecido muito. Nessa semana tive um amigo que teve seu WhatsApp bloqueado e eu recebi mensagem do mesmo número. Desconfiei porque ele conversava diferente do habitual. Liguei para ele que já estava na delegacia, porque recebeu vários telefonemas de gente pedindo dinheiro”, contou o jornalista Fernando Rodrigues no Tech Dicas desta sexta-feira (24) no Bom Dia Campo Grande.

Rodrigues explicou na Educativa 104.7 FM que o golpe tem início quando um estelionatário consegue acesso ao seu número de WhatsApp e o cadastra em outro telefone. “Seu aplicativo para de funcionar no seu aparelho e passa a operar em outro, mas a linha telefônica continua normal. Com o WhatsApp bloqueado, a pessoa pedirá dinheiro aos seus contatos se passando por você”, afirmou. Com o aplicativo operante em outro aparelho, você não consegue o conectar em seu celular.

“É diferente de quando há notícias de que o WhatsApp caiu no mundo, quando sites de notícias informam isso. Quando isso não ocorre e só o seu aplicativo está bloqueado é porque há algo errado com sua conta”, advertiu. Embora ainda seja possível avisar seus contatos via ligação telefônica convencional ou SMS, recuperar a conta do aplicativo após a clonagem é uma tarefa mais complicada, segundo o jornalista.

“Quando se instala o WhatsApp o aplicativo manda uma mensagem SMS para autorizar. O clone acontece também na questão do SMS, que vai ser mandado para ele”, disse Rodrigues, reiterando a cautela com o aplicativo, que hoje armazena conversas importantes.

Ele ainda lembrou que os desenvolvedores lançaram, nesta semana, mais um meio de segurança no aplicativo, com a opção de confirmação em dois momentos. “Você cria uma nova senha de seis dígitos e, quando trocar de telefone e instalar o WhatsApp, de novo vai pedir a senha, esse PIN”, destacou. A criptografia do programa também impede acesso a outras conversas. “Mas quando instala em outro telefone, em caso de golpe, as novas conversas podem ser feitas. Ele entra em grupo de famílias e amigos, escolhe um contato e manda bala”, complementou.

As Tech Dias vão ao ar às sextas-feiras no Bom Dia Campo Grande, que diariamente traz quadros sobre assuntos variados –Defesa do Consumidor (segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas) e Mercado de Trabalho (quintas). Os ouvintes podem participar enviando perguntas sobre os temas, por mensagem de texto ou de voz, por meio do WhatsApp (67) 99333-1047.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *