Soluções oferecidas na internet agilizam preparo de documentos, segundo explicou especialista ao Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira
Quem nunca teve de lidar com problemas causados pela burocracia, na hora de obter e emitir documentos? Às vezes são horas para se conseguir a papelada para, em questão de minutos, a entregar presencialmente em um local a quilômetros de distância. Com o avanço da tecnologia, que trouxe facilidades como certificações digitais, parte do problema foi resolvido. E agora, na era dos smartphones, são os aplicativos que aceleram ainda mais esse processo.
O professor Matheus Neivock, diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), abordou nas Tecdicas do Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (4) os aplicativos que permitem, por meio da câmera dos telefones celulares, “scanear” documentos para serem despachados via e-mail, garantindo um ganho de tempo.
“Todos já devem ter passado pela situação de estar em um órgão público e ter de entrar com cópia do documento, aí precisa ir até em casa fazer um cadastro local e anexar o documento de identidade”, ilustrou, citando experiência recente na qual precisou de um documento no Parque dos Poderes, em Campo Grande, que deveria ser entregue na região do Aeroporto Internacional e, antes, ainda precisaria ser digitalizado.
Em situações assim, muitas pessoas recorrem a fotografias, porém, “não costuma ficar muito legal, porque a foto acaba sombreada e não se consegue deixar ele reto”. O professor disse ter consultado a loja de aplicativos do Google, onde encontrou algumas soluções de digitalização para os documentos. Uma delas ofereceu filtros para solucionar sombras e até o efeito enrugado do papel. “Ficou perfeito, difícil de saber se foi digitalizado por um scanner ou aplicativo”, contou.
As alternativas permitem que a foto do documento seja tratada de forma a lhe dar uma melhor aparência. Então, é possível salvar em arquivos de imagem ou PDF.
Neivock recomendou aos usuários, porém, atenção na hora de escolher um aplicativo. Além do uso de antivírus em computadores e celulares, ele sugeriu que a pessoa busque não apenas um app que seja campeão de avaliações, mas sim os que são recomendados por editores, o que garante uma validação quanto a segurança. “Depois fui ler sobre as políticas do aplicativo, que explicam que os dados são criptografados no celular, não mandando para a nuvem, o que dá segurança”, finalizou.
O Tecdicas é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que traz informações diversas sobre temas relevantes para os ouvintes –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (quintas) e Tecnologias (sextas). Você pode participar enviando suas perguntas e sugestões de assuntos para os especialistas parceiros da Educativa 104.7 FM por mensagem de texto ou de voz no WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.
Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.