plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 07:29

Teatro de Sombras inspirado em lenda e saberes tradicionais brasileiros

A programação de teatro do Festival de Inverno de Bonito 2019 começa no dia 20 de julho, no Distrito Águas de Miranda, com o espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da Cia Lumiato. Este espetáculo infanto-juvenil de teatro de sombras, inspirado na lenda da Iara, a sereia brasileira, e nos saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil, é de classificação livre, com 40 minutos de duração.

A encenação usa a dinâmica cinematográfica, em que o espectador tem a impressão de estar assistindo a um filme. A narrativa é de fácil entendimento, utilizando pouco texto. A história começa com um índio da aldeia que sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

É um espetáculo audiovisual, para salas fechadas ou espaços alternativos protegidos da luz externa. A cenografia e a iluminação são compactas, oferecendo auto suficiência técnica e rapidez na montagem. Depois da apresentação o público pode ver de perto o material cênico do espetáculo e bater um papo com os artistas. A direção, dramaturgia e cenografia é de Alexandre Fávero, encenada pelos atores sombristas Thiago Bresani e Soledad Garcia.

O espetáculo recebeu o Prêmio Sesc do Teatro Candango 2014 de Melhor Direção e Melhor Dramaturgia, para Alexandre Fávero, e Melhor Trilha Sonora, para Mateus Ferrari e Marcelo Da Col. Foi agraciado com o Prêmio Funarte Myrian Muniz 2014 e com o Prêmio Internacional Atina 2014, da Argentina.

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região Centro-Oeste do Brasil.
Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo, e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte, encantando adultos e crianças com projetos de caráter regional e nacional.

O espetáculo “Iara – O encanto das águas”, da Cia Lumiato, será apresentado também no dia 21, no Assentamento Guaicurus e no dia 25, na Caixa Cênica, em Bonito. A Cia Lumiato ministra também uma Oficina de teatro de sombras nos dias 22, 23 e 24 de julho, das 13 às 17 horas.

Karina Lima – Fundação de Cultura de MS – FCMS
Fotos: Diego Bressani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *