O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico de causas genéticas caracterizado por três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Embora seja mais associado à fase do desenvolvimento infantil, o transtorno também pode ser diagnosticado em adultos. No Brasil, pode afetar até 7% da população, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o transtorno é amplamente reconhecido por especialistas e pela Organização Mundial de Saúde como um problema de saúde pública.
Atualmente, o tratamento oferecido pela rede pública de saúde é exclusivamente a psicoterapia. Médicos especialistas da área, porém, podem receitar medicamentos que atuam como paliativos.
Conheça os sintomas
O transtorno é caracterizado por três principais sintomas:
- Desatenção;
- Hiperatividade;
- Impulsividade.
Não existem exames para a identificação de transtornos mentais. O diagnóstico para TDAH é realizado de modo clínico, podendo contar com o suporte de escalas e testes específicos.
Essas características podem ser apresentadas por qualquer indivíduo e em qualquer momento da vida, mas os primeiros sintomas geralmente são identificados entre crianças e adolescentes.
Saiba mais sobre o TDAH na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa:
Com informações do Ministério da Saúde