plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 10:49

Tatuagem: modismo ou simbologia da modernidade?

É difícil não encontrar nas ruas, ambiente de trabalho, lazer, ou na própria família, quem não decidiu marcar o corpo com um símbolo permanente, mais conhecido como tatuagem. Para muitos um modismo do século vinte e um, para outros uma forma de se expressar, de formatar a identidade, ou simplesmente um adorno estético.

O psicólogo comportamental Kirby Farrel atribuiu à tatuagem signos únicos: “Estou interessado principalmente no que você pode chamar de a antropologia da autoestima e identidade. Penso nas tatuagens como um método que as pessoas usam para tentar se sentir significantes no mundo”, conceituou.

Em Campo Grande (MS) não faltam opções para quem quer tatuar a pele. Estúdios e tatuadores se multiplicam em locais variados da cidade, principalmente na região central e nas salas comerciais do edifício Dona Neta (avenida Afonso Pena, próximo à 14 de julho).

Uma dessas profissionais é Enaile de Almeida Souza, conhecida como Nana, tatuadora de traços precisos e mão habilidosa, que começa a ficar conhecida na Capital apesar da pouca idade, 24 anos. Ela já trabalhou em equipe na galeria Dona Neta, e depois resolveu inaugurar seu próprio estúdio, no Itanhangá Park.

Nana tem uma clientela diversificada, tanto na profissão quanto na idade. E as tatoos também são diferentes, de acordo com o desejo de cada um. Solícita com todos que a procuram, é difícil imaginá-la perdendo a paciência com alguém, mas já aconteceu.

“Teve uma cliente que decidiu fazer uma determinada tatuagem em homenagem ao namorado. Ele não aprovou o desenho, e tive que mudar tudo até que o rapaz desse a aprovação final sobre o que deveria ser tatuado no corpo da garota”, revela Nana, demonstrando seu lado libertário ao enfatizar a importância da autonomia feminina sobre o próprio corpo.

O suporte do trabalho da tatuadora é seu secretário, conhecido como João. Ele cuida da agenda da Nana, verifica a disponibilidade de horários, combina preços, faz o elo amigável e acolhedor para quem chega ao estúdio pela primeira vez e se mostra indeciso, ou temeroso sobre a figura definitiva que vai imprimir na pele.

João é transgênero, e sua fisionomia nem de longe evoca traços da sexualidade de nascimento. Mente aberta, como a de Nana, conversa sobre vários assuntos, desde a perda inesperada da avó materna, por problemas cardíacos, à falta de estímulos culturais na cidade que vive, junto com a mãe, após ter se mudado de Curitiba (PR).

Anote então uma dica se você está disposto a fazer uma tatuagem – é bom pesquisar e procurar referências do tatuador. Além do talento do profissional, verifique as condições de trabalho, para eliminar riscos de infecção por causa da má higienização dos instrumentos, e a qualidade dos pigmentos utilizados. Um estudo da universidade de Regensburg, na Alemanha, demonstrou que entre os 14 pigmentos de cor negra mais usados na tatuagem, alguns são tóxicos e capazes de danificar as células.

Vale considerar também que eliminar um desenho permanente pode ser um processo doloroso, caro, e que nem sempre garante bons resultados. Por isso não custa nada pensar bem sobre a decisão que vai tomar, a imagem que pretende gravar no corpo e a possibilidade de se arrepender, ou não, da tatoo escolhida.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *