16 de abril de 2024 - 04:57

Tatuador fala da arte milenar na Cadeira do DJ

Cícero Rodrigues

É uma arte milenar e apesar da sua longevidade, a aplicação da tatuagem, mesmo sendo mais aceita nos dias atuais, ainda encontra certa resistência, principalmente pelos mais “antigos” que desprezam os mais de cinco mil anos da sua descoberta.

Para tentar difundir a nobre arte e provar que a mesma não tem nenhuma ligação com o submundo, o tatuador Cícero Rodrigues, formado em 2013, em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por se identificar e se expressar através dos desenhos, descobriu bem antes a vocação para a tatuagem e através dela decidiu encarar o mundo para estudar e evoluir em novas técnicas buscando novos estilos.

Após ter tomada essa difícil decisão, em 2014, ele se mudou ao lado da família, para Barcelona e na capital espanhola buscou os contatos com os artistas da nova arte e que hoje virou febre no Brasil, principalmente na Capital Sul-mato-grossense: a tatuagem.

Na Espanha, logo ele teve contatos com os artistas europeus, fato esse que facilitou a aprimorar o seu conhecimento, além de proporcionar a evolução e o aprendizado, que logo evidenciaram a técnica e a qualidade das “tattoos” feitas por Cícero Rodrigues, que em pouco tempo, devido à evolução técnica, ele acabou sendo descoberto.

Em 2017, ele foi convidado por um estúdio na Alemanha, que proporcionou ao mesmo experiência em convenções de tatuagens, possibilitando ao mesmo a conquista do primeiro premio na profissão.

Há duas semanas, Cícero Rodrigues está de volta à Capital Sul-mato-grossense, lembrou que já conquistou prêmios em duas categorias, uma no estilo Aquarela e a outra, no estilo Caligrafia.

Durante a entrevista concedida aos irmãos Celito e Gilson Espíndola, no Programa “Na cadeira do DJ” na rádio FM Educativa 104,7 o tatuador aproveitou para falar a respeito do trabalho realizado por ele, que se auto define como estilo voltado mais para aquarela, usando muitas cores, graduação de tons , respingos e pinceladas de cores.

Gilson e Celito Espíndola entrevistando o tatuador Cícero Rodrigues

Cícero disse que gosta da sombra com graduação do tom preto trabalhado com luzes e sombras, “um estilo com técnica de aplicação”, resumiu.

Trabalhando atualmente no o estúdio de tatuagem “Kallel Tatoo”, localizado na Vila Planalto, destacou a mídia como uma importante aliada para a difusão da tatuagem , evidenciando que a mesma não é mais do submundo.

Quanto à moda no Brasil, Cícero disse que no país além dos bons produtos, a tatuagem está muito avançada e o mercado é formado por ótimos profissionais.

Valor

Abordado a respeito do valor cobrado pelo serviço, Cícero disse que varia de acordo com a qualidade e do trabalho a ser feito, pois o tatuador cobra o serviço por hora e para tanto, depende do desenho escolhido pelo cliente.

“Eu mesmo, já fiz uma costas, ombro e bíceps, sendo cinco sessões, sendo cada uma com a duração de cinco horas, gastei 25 horas para fazer a tatuagem. Agora também tem as que duram apenas 15 minutos. Tudo depende do cliente”, finalizou antes de entrar no estúdio.

FOTOS: Daniela Lima