19 de março de 2024 - 00:41

Tamanduá morre atropelado na entrada de Bonito e moradores cobram redutores de velocidade

Foto: Márcio Lima

A MS-178, na entrada de Bonito (MS), cidade conhecida mundialmente pelo turismo sustentável, fez mais uma vítima. Um tamanduá-mirim, que segundo ambientalista seria fêmea e estava prenha, morreu atropelado no trecho que já está sendo chamado pelos moradores como ‘rodovia da morte’.

A imagem do animal foi compartilhada nas redes sociais, junto com a cobrança por redutores de velocidade e acabou ganhando dezenas de apoiadores. “Mais um animal atropelado na rodovia da morte, Bonito ao Balneário. Agora foi uma tamanduá fêmea e prenha. Cadê os radares? Lamentável fazer vistas grossa do que está acontecendo no meu Mato Grosso do Sul”, disse o proprietário de uma empresa que promove pedaladas em trilhas para contemplação da natureza.

“Precisamos de S.O.S. urgente para esta e outras rodovias que ligam Bonito a varias cidades vizinhas! Está ficando perturbador ver tantos acidentes provocados por conta de excesso de velocidade. Já presenciei vários casos de pessoas passando a mais de 120km/h nessas rodovias”, protestou uma jovem.

O caso, segundo a Polícia Militar Ambiental do município, infelizmente não é uma exceção. São vários acidentes envolvendo animais silvestres neste trecho, porém, a maioria não chega a conhecimento popular e muitas vezes, nem mesmo dos policiais.

Foto: Márcio Lima

No CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande entre 2013 e 2017 foram atendidos 16 animais recebidos exclusivamente de Bonito. Destes, 11 foram vítimas de atropelamento, sendo sete tamanduás. Veados, queixadas, corujas e curiango também foram resgatados na cidade e encaminhado ao centro.

A PMA também atribui alguns acidentes ao aumento do número de caminhões que passam pela rodovia, principalmente em época de safra. Segundo dados da cooperativa LAR, que tem sede em Bonito, durante este período cerca de 80 caminhões percorrem as rodovias da cidade diariamente.

O diretor do Dentrat (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Bonito) Paulo Xavier explicou que ainda não há nenhum projeto concreto para instalação de redutores de velocidade no local, mas que recentemente os parlamentares apresentaram uma indicação cobrando radares em algumas rodovias do município, que incluem o trecho até o Balneário.

“Essa indicação deve chegar ao Executivo em breve e vamos discutir a viabilização do projeto com o prefeito Odilson Soares. Nós ainda estamos reestruturando nosso setor, mas já fizemos um levantamento em todo o município e identificamos os locais que precisam desses redutores. A ideia é que até o final deste semestre consigamos começar a implantação”, detalhou o diretor.

“Visita ilustre de hoje as 6h da manhã! Um dos privilégios de morar em Bonito. Receber em casa um Tamanduá Mirim ao som de um Bem-Te-Vi! 💚 🍀 @ Bonito, Mato Grosso do Sul” (Foto: Darine Garcez)

Visita Ilustre

Seria leviano afirmar com certeza, que o animal atropelado é o mesmo que alguns moradores filmaram em ocasiões anteriores, passeando pela cidade. Mas as imagens são válidas de qualquer forma, para mostrar o quanto frágil esses animais podem ser e o quanto precisam de atenção e cuidado.