O Tá na Rua, que foi ao ar nesta quarta (23 de outubro), destacou um público super importante: a galera dos 60 anos ou mais. Neste episódio o programa da Rede E explicou quais os serviços do Detran e como funciona a renovação da carteira nacional de habilitação para os idosos, além de ouvir o público sobre empatia e as dificuldades que eles encontram no trânsito.
Cerca de 6% da população de Mato Grosso do Sul é de idosos. Eles representam 15% dos condutores ativos no Estado, segundo o Detran. Basta perguntar para um idoso nas ruas que já se percebe a maior dificuldade encontrada por eles no trânsito: o preconceito.
O taxista Delvair Fronio trabalha dirigindo há mais de 50 anos e diz que sempre tenta conduzir com cautela e respeito. Para ele, os taxistas devem ser exemplo no trânsito. Com muita calma em lidar com as adversidades e pensamento positivo, ele conta que irá renovar a carteira em janeiro.
“Passei de boa no psicotécnico, e espero que agora em janeiro de 2025 eu não tenha mudado nada, vou renovar com remuneração de novo”. Para ele, idade é sinônimo de experiência.
De acordo com a legislação, a validade da CNH para os condutores é de até 10 anos, porém, a partir dos 50 até os 69, ocorre a mudança para 5 anos de validade. Já a partir dos 70, passa a ser de 3 anos. O condutor com mais de 60 anos recebe, como beneficio, um desconto de até 50% nas guias do Detran.
Neste mês, o Detran de Mato Grosso do Sul ampliou seu serviço direcionado às pessoas idosas com a criação pioneira entre os Estados de um guichê 60+. O espaço já está presente no Shopping Campo Grande, na avenida Afonso Pena.
O diretor presidente do Detran MS conta que o serviço já estava sendo oferecido em Dourados e chegou agora na Capital para atender os seus 57 mil condutores ativos com mais de 60 anos. O atendimento é qualificado e humanizado, para melhor atender o público da melhor idade.
Confira o programa desta semana:
Tá na Rua
O programa apresentado pelo bolsista João Vitor Marques e pela jornalista Priscila Trauer tem a missão de levar informação, conscientização e promover a educação no trânsito. Vai ao ar no canal 4.1 toda quarta-feira, às 21h30, com reexibição aos sábados, às 13h15 e pode ser assistido também no canal do YouTube da Rede E.
É uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
Com reportagem de Theoangelo Miguel