plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 17:33

SUS inicia processo de aquisição de vacinas contra nova variante de varíola 

Após a Organização Mundial de Saúde decretar nova variante de varíola como doença em estado de emergência internacional, o Ministério da Saúde busca no mercado vacinas contra o vírus. 

No mundo são mais de 14 mil casos de varíola em sua nova variante em 71 países. Registros da doença são crescentes, inclusive em países onde ela não é endêmica. No Brasil já foram confirmados 696 casos, sendo um aqui em Mato Grosso do Sul.

A nova infecção é considerada uma “prima” do vírus da varíola comum, que foi erradicado do planeta em 1980 com o apoio do órgão de saúde mundial. É transmitida pelo monkeypox, vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus da família Poxviridae, e é considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos.

Saiba mais sobre como o Governo Federal pretende combater a nova variante de varíola na reportagem de Nelson Lin ao MS no Rádio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *