plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 23:44

Sueli Costa compõe o Donos da Música

A compositora Sueli Costa. (foto: arquivo)

Nesta sexta-feira (12/04), a partir das 22h,  as composições e o lirismo da carioca Sueli Costa tomam as ondas da Educativa 104.7 FM no programa Os Donos da Música com Marta Maria.

Sueli Correa Costa nasceu em 25 de julho de 1943 no Rio de Janeiro, no meio de uma família de músicos. Sua maior influência foi a mãe, pianista e professora de canto. Aprendeu logo cedo a tocar violão ao lado dos irmãos Élcio, Lisieux, Telma e Afrânio e logo compôs sua primeira bossa, aos 18 anos, a canção “Balãozinho”.

Na década de 1960, Sueli compôs para as peças de teatro “Cancioneiro de Lampião” e “Bodas de Sangue”, além de musicar uma série de peças infantis. Neste período, Sueli teve a composição “Por exemplo, você” interpretada pela cantora Nara Leão, a primeira de muitas canções que seriam levadas ao público por grandes intérpretes.

Depois de Nara Leão, nos anos 1970, Sueli Costa teria suas composições interpretadas por grandes nomes como  Ney Matogrosso, Simone, Cauby Peixoto, Pedro Mariano, Joanna, Fagner, Fafá de Belém, Alaíde Costa, Ângela Rô Rô, Elis Regina, Ivan Lins, Zélia Duncan, Zizi Possi, Agnaldo Rayol, Gal Costa e Ithamara Koorax, entre outros tantos que a colocaram entre os mais importantes compositores da MPB.

Em 1975 veio o primeiro contrato com a gravadora EMI e o primeiro disco com produção de Gonzaguinha e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. O álbum “Vida de Artista” foi lançado em 1977, com produção de João Bosco e Aldir Blanc.

Sintonize – Com produção e apresentação de Marta Maria, o programa Os Donos da Música coloca os pais de letras e melodias como protagonistas de trabalhos que ganham o mundo, muitas vezes, graças a outras vozes. O programa vai ao ar na Educativa 104.7 FM às sextas-feiras a partir das 22h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *