Maicon Nogueira fala à Educativa 104.7 FM sobre as diferentes abordagens em projeto para qualificação de jovens que está com inscrições abertas

A Subsecretaria de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Campo Grande está com 200 vagas abertas para o programa Levanta Juventude, que visa a capacitar jovens para o mercado de trabalho. As ações serão realizadas entre 10 e 14 de junho no auditório multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e são gratuitas, conforme explicou no Bom Dia Campo Grande desta quinta-feira (6) o subsecretário Maicon Nogueira.
O Levanta Juventude chega à sua 28ª edição, conforme frisou Maicon na Educativa 104.7 FM, já tendo capacitado mais de 5 mil jovens para o mercado. Segundo o subsecretário, o programa visa a atender uma parcela da população que, em um momento de crise, está desalentada quanto a inserção no mercado de trabalho.
“Neste momento de crise que a gente vê só anúncios de notícias ruins, imagine ser jovem no momento em que o empresário, quando vê a economia reaquecer, quer gente com experiência. É mais complexo ser jovem nesse cenário. Por isso, as políticas públicas da juventude em Campo Grande, visam a, prioritariamente, preparar o jovem para o mercado”, explicou Maicon.
Nesse sentido, ele explica que o Levanta Juventude reúne ações para incluir o jovem, em seu contraturno escolar, em plataformas de preparo a fim de se diferenciar perante a concorrência. Descentralizado, o programa foi levado para diferentes regiões da cidade a fim de atender inclusive quem não tem condições de arcar com o transporte público.
Apesar de ser pensado para jovens, Maicon afirma que as pessoas acima de 29 anos também podem pleitear participação –ele, inclusive, citou o caso de uma avó que começou o treinamento ao lado do neto e conseguiu qualificação.
Qualificação
As ações da Subsecretaria incluem também curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “De maneira alguma vamos estimular o jovem a trabalhar pelo preço de deixar a escola. Aos sábados temos um preparatório do Enem das 8h às 20h, com aulas no ano inteiro. Já formamos 1.200 pessoas no cursinho e neste ano temos 600 alunos”, pontuou Maicon, frisando a qualificação como importante para a busca de melhores oportunidades.
“Não queremos jovens com subemprego, mas sim bem empregados e nas áreas vocacionadas”, afirmou. “Ninguém nasce condicionado à pobreza eterna. Se vem de condição humilde, mora em um bairro humilde, estudou em escola pública e é beneficiário do SUS, não quer dizer que a vida inteira tem de ser condicionado a isso. Pode consumir, viajar, adquirir os bens que desejar”, afirmou.
Maicon explicou, porém, que os participantes do Levanta Juventude participam também de aulas de Educação Financeira, a fim de evitarem se entregar ao consumismo quando começam a ganhar dinheiro. “O menino consegue seu primeiro emprego, em um estágio de R$ 500 ou R$ 600, e a primeira coisa que faz é financiar um iPhone. E aí vai passar dois anos pagando sem saber se terá estabilidade. Queremos ensinar o que é o consumo consciente”, destacou.
A preocupação, prosseguiu o subsecretário, chega a outros aspectos da vida. “A juventude vai determinar o que a pessoa vai ser no futuro. Uma decisão errada entre os 15 e 20 anos pode comprometer o futuro. Uma gravidez, o uso de drogas. É o que trabalhamos, uma mentalidade ensinando muitas vezes o que os pais falam e eles não ouvem. E, em casos graves, pedimos auxílio a outras secretarias, como a de Assistência Social em caso de usuários que precisam de suporte à saúde”.
Curso
O subsecretário lembrou que, com 217 mil jovens, Campo Grande é a terceira do país na proporção deles em relação à população em geral (33,2%). Desta forma, trabalha-se uma parte importante da sociedade, e já com resultados: segundo ele, uma aluna do projeto foi a primeira colocada no vestibular de Química da UFMS, com nota que lhe garantiria ingresso em cursos mais concorridos, como Direito –resultado, destacou, das diversas parcerias que sustentam o projeto.
O curso aborda temas como Dicção e Oratória, Empreendedorismo, Relação Interpessoal –incluindo comportamento em redes sociais– e outros temas. O curso será realizado das 13h às 15h30 entre 10 e 14 de junho, sendo focado em jovens acima dos 14 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-3577 ou na sede da Subsecretaria, na rua 15 de Novembro, 532, próximo à rua 13 de Maio. Lá, podem ser conhecidos também outros cursos oferecidos pela pasta –nos períodos matutino e noturno e que incluem, entre outros, treinamentos para Auxiliar de Escritório e Hotelaria.
Maicon Nogueira destaca que muitos empresários participam dos treinamentos, inclusive prospectando novos talentos. Em outro front, são feitos encaminhamentos para o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola, para estágios) e a Funsat (Fundação Social do Trabalho).
Por fim, o subsecretário disse ao Bom Dia Campo Grande que a atual Geração Z é marcada pelo bombardeio constante de informações, por meio da internet. Assim, uma das preocupações é ensinar o microgerenciamento do tempo.
“Se você tem três horas por dia para ficar nas redes sociais, a grande maioria usa para ver memes, compartilhar bobeiras e vídeos que não acrescentam. Mas uma minoria usa o tempo para estudar, capacitar-se ou ver curiosidades interessantes. Ensinamos que é no detalhe que formamos o diferencial em relação a outras pessoas. Nossa geração teve menos informações que a de agora, mas éramos instigados a procurar mais informações, então, buscávamos as melhores possíveis”, disse, alertando para a tendência de alienação atual.
Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.
One Comment on “Subsecretário detalha no Bom Dia Campo Grande ações do Levanta Juventude”
Grande iniciativa da prefeitura visando capacitar os jovens para o mercado de trabalho.