plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 06:55

Stanley Kubrick é o homenageado do Assunto é Cinema de hoje

Kubrick no set de 2001.

O Assunto é Cinema com Clayton Sales de hoje (27/07) homenageia o lendário diretor Stanley Kubrick. Nascido em Manhattan em 26 de julho de 1928, Kubrick começou a carreira como fotógrafo antes de se dedicar integralmente ao cinema. Virtuosista, Stanley Kubrick coordenava todos as etapas da produção de seus filmes, desde o roteiro e fotografia à produção, tudo além da direção. Seu primeiro filme de estúdio foi lançado em 1953 com apoio da família no custeio da produção: “Fear and desire” foi considerado pelo próprio um trabalho amador, tendo sido retirado de circuito logo que Kubrick viu o produto final. O caminho até o sucesso foi com os filmes noir “A Morte Passou Perto” de 1955 e “O Grande Golpe” de 1956, dois longas bem recebidos pela crítica e público do cinema noir. Seu primeiro destaque em Hollywood foi quando fez o longa “Glória feita de Sangue” de 1957 com Kirk Douglas. O trabalho de adaptação do romance homônimo foi tumultuado mas rendeu boas críticas apesar do filme ter sido proibido na França devido a forma polêmica que o filme tratou a segunda guerra. Dessa parceria com Kirk Douglas, Kubrick dirigiu seu primeiro grande filme em Hollywood em 1960: “Spartacus”. Apesar de interferências de estúdio e problemas com Kirk Douglas, “Spartacus” trouxe grande reconhecimento ao diretor que jurou nunca mais se sujeitar aos desígnios dos estúdios.

Stanley Kubrick dirigindo Barry Lindon (1975)

Os longas que vieram depois, “Lolita” (1962) e “Dr. Strangelove” (1964) deram a Kubrick o status de diretor autoral e a tão desejada independência e controle de suas produções. Dali em diante Stanley Kubrick dirigiu, roteirizou e produziu vários filmes que marcaram a história do cinema, dentre eles “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), “Laranja Mecânica” (1971) e “Nascido para Matar” (1987). Suas trilhas sonoras geralmente são temas clássicos, não necessariamente compostos para os filmes mas que marcam as projeções como é o caso do “Danúbio Azul” de Johan Strauss e “Assim falou Zarathustra” de Richard Strauss em “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Lançado em 1994, “O Máskara” de Chuck Russel foi o longa que marcou o início da carreira de Jim Carrey que até então atuava no programa “Saturday Night Live”. O longa é baseado em uma HQ que conta as desventuras de Stanley Ipkiss (Jim Carrey), um sujeito normal que encontra uma máscara que lhe concede os poderes atribuídos ao Deus Nórdico da Mentira e da Trapaça, Loki. Outro clássico que comemora aniversário é “O Fugitivo” de Andrew Davis com Harrison Ford no papel do Dr. Richard Kimble, um médico acusado injustamente de ter assassinado a esposa e que tem de fugir da justiça para poder provar sua inocência. O suspense ainda rendeu um oscar de melhor ator coadjuvante para Tommy Lee Jones no papel do agente do FBI que persegue o protagonista.

O programa de hoje ainda fala da estreia de “Missão Impossível: Efeito Fallout” nos cinemas da capital. Dirigido por Cristopher McQuarrie, o longa é a 6ª aventura com Tom Cruise no papel de Ethan Hunt e traz os atores Henry Cavill, Angela Basset e Vanessa Kirby como novidades na franquia.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30, na FM 104.7 Educativa, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *