16 de abril de 2024 - 17:50

Sr. Brasil deste domingo rende homenagem a um dos pais de “Luar do Sertão”

Maria Baltar e Cláudio Nucci participam da atração, na qual rememoram obras do poeta e músico Catulo da Paixão Cearense

Catulo da Paixão Cearense terá sua obra rememorada no Sr. Brasil deste domingo. (Foto: Reprodução)

No Sr. Brasil deste domingo (17), Rolando Boldrin promete um mergulho na poesia de Catulo da Paixão Cearense. a cantora Mariana Baltar e Cláudio Nucci melodiam as obras o poeta, músico e compositor maranhense que em 1880, aos 17 anos, desembarcou no Rio de Janeiro, onde se iniciou na música a partir do Choro, circulando em meios boêmios –onde, pelas mãos do livreiro Pedro da Silva Quaresma, passou a editar seus cordéis. O programa começa às 9h, na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa.

Se o nome de Catulo da Paixão Cearense lhe soa desconhecido, talvez alguns parceiros ao longo de sua carreira ajudem a reforçar sua importância para a música brasileira –Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros e Ernesto Nazareth estão entre eles.

Catulo (à direita) é cumprimentado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, poeta e músico foi um dos mais importantes para a arte no país. (Foto: Reprodução)

O músico ainda foi o autor, ao lado de João Pernambucano, de “Luar do Sertão”, de 1914, e assinou a letra de “Flor Amorosa”, de Joaquim Calado. É creditado a Catulo o resgate do violão na alta sociedade carioca.

O Sr. Brasil ainda traz os sons da Amazônia com a participação da cantora amazonense Márcia Siqueira, conhecida intérprete de músicas da região.

Sintonize – Rolando Boldrin comanda o Sr. Brasil para defender o patrimônio cultural brasileiro, garantindo espaço às diferentes expressões do povo. O programa é transmitido da TV Cultura de São Paulo e veiculado por emissoras parceiras em todo o país. Na TVE Cultura, vai ao ar aos domingos, às 9h, com reprise às terças-feiras, a partir das 21h30, podendo ser acompanhado também na fan page do Portal da Educativa no Facebook.

One Comment on “Sr. Brasil deste domingo rende homenagem a um dos pais de “Luar do Sertão””