Os historiadores afirmam que tudo começou com Don Carlos Antonio Lopes, que foi presidente do Paraguai entre o período de 1841 a 1862 e que gostava muito da chamada sopa branca ou “Tykueti”.
Em um determinado dia o cozinheiro acabou adicionando à sopa branca mais farinha de milho do que o usual, e a deixou cozinhando dentro do forno, assim o “Tykueti” acabou passando de liquido a sólido. Quando experimentou o resultado do erro na receita batizou a nova iguaria de Sopa Paraguaia.
Outra versão diz que, originalmente, era uma sopa comum que os soldados paraguaios levavam para o campo de batalha
durante a guerra do Paraguai entre 1864 e 1870. Mas como era difícil transportar o liquido nos campos, outros ingredientes foram sendo incorporados e a deixando ainda mais sólida e tomando a consistência atual.
Mas o que importa mesmo é que o prato fez tanto sucesso com a população que rapidamente passou a fazer parte das tradições populares paraguaias, tal como a chipa, chipa guazú e o tereré.
Basicamente a sopa paraguaia é um bolo salgado a base de milho, queijo, ovos e cebola, muito consumido no país de origem. Por causa da fronteira seca e forte intercâmbio cultural entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, não foi difícil que o alimento ficasse popular também no estado brasileiro.
Para quem come a sopa paraguaia pela primeira vez, o nome causa muito estranhamento justamente por causa da consistência. Mas logo o estranhamento abre lugar para a apreciação, e conquista quem quer que prove.
Segundo as receitas tradicionais, é muito importante que a sopa paraguaia não leve jamais fubá ou fubá soboró, mas o recheio está liberado. É comum encontrarmos cereais, verduras, carne seca ou o que mais a imaginação mandar. É muito comido como acompanhamento do pão, substituindo uma refeição ou como primeiro prato quente.
Gostou? Então agora que tal fazer sua sopa paraguaia?
Ingredientes
4 ovos
400 gramas de queijo meia cura ralado
2 cebolas médias raladas
4 colheres de sopa de óleo
4 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de milho em flocos
1 colher de sopa de fermento
100 gramas de queijo muçarela cortado em cubinhos
Salsa, coentro e cebolinha a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo
– Frite a cebola no óleo, sem deixar amolecer muito;
– Acrescente o leite e o sal e deixe levantar fervura. Reserve;
– Em um bowl, coloque o queijo meia cura ralado, a farinha de milho, junte o leite que estava reservado e os ovos levemente batidos;
– Mexa até dar ponto e junte os cubinhos de muçarela;
– Acrescente o fermento;
– Coloque numa assadeira untada;
– Asse em forno médio até dourar (aproximadamente 40 minutos).
Por Luciana Petelinkar
Fonte: comerebeberms.com.br
Nosso site é baseado no conteúda da sua divulgação, achei interessante. Vamos acompanhar para poder enriquecer nossa matéria.
Sds.