plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 02:17

Som da Concha traz as bandas Vamo Apelá Sistema de Som e LPN no próximo domingo

O projeto Som da Concha, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) leva ao palco da Concha Acústica Helena Meirelles no próximo domingo (20) , a banda de reggae campo-grandense Vamo Apelá Sistema de Som e a banda gospel LPN.  O evento é gratuito e os shows acontecem a partir das 18h.

O Vamo Apelá Sistema de Som é uma banda que atualmente integra o Mapa Sound System Brasil. O Sound System é uma parte muito importante da cultura e da história jamaicana. Tudo começou como uma forma de entretenimento em pequenas reuniões entre amigos – e também como marketing para atrair clientes para algumas lojas. Alguém levava um toca-discos e uma caixa de som para algum canto da Jamaica e colocava um vinil de R&B, Blues ou música caribenha para girar.

Na década de 1950, nos guetos de Kingston, deejays começaram a ampliar essa ideia, e então passaram a reunir várias caixas de som, ligar os seus toca-discos e levar a música para a rua, para o povo. Logo, as pessoas começavam a se aglomerar em frente ao “paredão” para sentir a linha de baixo bater no peito e fazer vibrar as garrafas de cerveja em suas mãos. O sound system surgia então como uma alternativa para quem não tinha cacife para frequentar os clubes na época. O Maranhão foi um dos primeiros estados brasileiros a adotar o Reggae. Os maranhenses abraçaram o Reggae antes da maior parte do país, e até hoje o estado é conhecido como a “Jamaica Brasileira”.

Enquanto nos anos 1970 os sound systems ganhavam cada vez mais força na Jamaica, na mesma época, no Maranhão, as radiolas também faziam sucesso. Quem pensa que as radiolas foram criadas com base na cultura dos sound systems gringos está enganado. Na verdade, a radiola é um produto da própria cultura maranhense. Isso mesmo, os maranhenses sequer sabiam da existência dos tais sound systems quando empilharam suas primeiras caixas de som na rua.

Aliás, o reggae não foi o primeiro ritmo a ser tocado pelas radiolas. Antes de o ritmo chegar às mãos dos DJs e donos das radiolas, outros ritmos caribenhos, tais como a salsa e o merengue, além de música disco e outros tipos de som, eram a principal atração. Estes ritmos eram dançados em São Luis e no interior até meados dos anos de 1970, quando o Reggae chegou para dominar as radiolas.

Outra semelhança entre as radiolas e os sound systems era a rivalidade. Assim como os jamaicanos, os DJs brasileiros também tinham a necessidade de lançar músicas exclusivas para agitar seu público fervoroso.

Porém, a ideia dos sound systems e das radiolas maranhenses só se espalhou para outros cantos do Brasil – principalmente para o Sudeste – há cerca de 15 anos. Para se ter uma ideia, São Paulo viu seu primeiro Soundclash acontecer apenas em 2009. Em Mato Grosso do Sul, chega com a banda Vamo Apelá Sistema de Som, criada em Campo Grande em 04 de março de 2015. Sua formação inicial contava com Thiago Silva (Hall Fya) selecta e um cantor local, João Gabriel, que juntos fizeram um baile de lançamento no extinto Rockers Bar.

Depois dessa época a banda fez apresentações em São Paulo, Franca, São José do Rio Preto, Santo André e Campinas. No mesmo ano, a banda participa do Black Music Festival em Campo Grande e começaram a organizar seus próprios bailes com o nome de “Session”.

Vamo Apelá Sistema de Som é fonte de informação aos ouvintes e apreciadores do reggae, criado para fomentar algumas de suas vertentes no Estado do Mato Grosso do Sul. Com suas músicas autorais, procura expressar, através da música, a luta diária pela igualdade de direitos e pelo respeito mútuo. Atua como um instrumento de transmissão das mensagens que dão voz à espiritualidade e às mudanças sociais. Sua seleção flui por várias vertentes do reggae que somadas às letras retas e espirituais cria um vocabulário pouco conhecido em Campo Grande. Retrata com fidelidade as experiências do cantor Xaras, que busca explorar o cotidiano e a realidade local em sintonia com a coleção do seletor HallFya.

Atualmente a banda tem como integrantes Thiago Silva (Hall Fya) selecta, João Rodrigues (Ravnos) na direção visual e Cleison Castedo operacional e futuro selecta. Vamo Apelá com seu sistema de som, tem como missão propagar a cultura nos bairros mais carentes de cultura. “Essa é uma forma de exercer nossa cidadania levando um pouco de mensagem consciente através da música, mas sem deixar de proporcionar entretenimento”, explicou Thiago Silva.

Banda LPN

A banda sul-mato-grossense LPN está na estrada desde 2010 e é formada por Thiago M. (voz), Isaac M. (contrabaixo), Daniel Túlio (guitarra) e Geison Fernandes (bateria).

De lá para cá o grupo acumula diversas participações em eventos no Estado de Mato Grosso do Sul com destaque para a participação, entre os anos de 2011/2012, do projeto Up Bands – Fly Music, do produtor Leandro Aguiari, que já produziu trabalhos para PG, Adoração e Adoradores, Storge 2, Templo Soul, entre outros, sendo escolhida entre mais de 200 bandas de todo Brasil.

Neste projeto a Banda LPN participou com uma faixa, intitulada “Sempre Comigo”, gravando também um clipe dirigido pelo mesmo produtor.

 A banda lançou no ano de 2014 seu mais recente trabalho, intitulado “Radiofônica Vol. 01”. Este projeto faz parte de uma série de CDs que serão lançados contendo estilos e temas específicos. Neste primeiro da série, o formato escolhido foi o “acústico”, dando destaque a instrumentos como violão, piano, orquestra de cordas, além de elementos como “cajon” e “ebow”.

O CD contém 12 faixas, das quais, 11 composições próprias e a versão em português da música “Search my heart”, do Hillsong United.

Atualmente a LPN está em fase de escolha de repertório e produção musical para a gravação de um EP contendo algumas regravações e canções inéditas no estilo musical de origem da banda, o Rock.

Serviço: A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas. Os shows acontecem a partir das 18h e com entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *