Sobarias de Campo Grande se reúnem para discutir preservação da receita do prato típico da cidade

Sobarias vão discutir cmo preservar o prato típico de Campo Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)

Grupo de 70 sobarias de Campo Grande se reúnem na noite desta terça-feira (7), no auditório do Sebrae/MS, para discutir com o município a preservação da receita do prato que se tornou símbolo da cidade, o sobá.

O sobá foi eleito no ano passado por votação popular, como prato típico de Campo Grande, vencendo a concorrência com o espetinho e o arroz carreteiro. Além disso é um bem cultural de natureza imaterial, status que adquiriu por meio de decreto municipal de 2006 e também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A reunião desta terça está sendo promovida pela secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com a Feira Central, o Sebrae/MS e o Senac/MS. Na programação vai ser ministrada, inclusive, uma palestra sobre a importância do prato para a cultura da cidade.

“Este encontro será a primeira abordagem que nós da Sectur, em parceria com a Feira Central, Sebrae e Senac teremos para iniciar a formatação deste novo roteiro turístico de Campo Grande”, observa a superintendente de Turismo da Sectur, Juliane Salvadore.

No encontro, o Senac vai compartilhar com os empresários participantes a ficha técnica registrada como patrimônio imaterial, estimulando os restaurantes a produzirem e preservarem este prato.

Além disso, na reunião, será proposta a organização e criação de um selo oficial para as empresas que comercializam o sobá em sua receita oficial. O evento encerrará com um menu degustação.

FONTE: G1