19 de abril de 2024 - 19:51

Sistema E-Visita amplia alcance e chega a 60 municípios de MS

Técnicos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CETEC), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vão realizar essa semana treinamento para Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) de três municípios: Taquarussu, Iguatemi e Itaquiraí. O objetivo é efetuar o treinamento dos profissionais para o uso adequado do e-Visita, sistema que substitui o registro de informações no papel, com o uso de um aplicativo no aparelho de smartphone.

Na reunião de trabalho, que acontecerá no Núcleo Regional de Saúde de Dourados nos dias 31 de julho (quarta-feira) a partir das 14 horas e 1º de agosto (quinta-feira), a Secretaria Estadual de Saúde também fará a entrega dos aparelhos para os ACE’s, a exemplo do que já fez para outros 57 municípios, dos quais apenas três ainda não estão fazendo o uso: Figueirão, Porto Murtinho e Santa Rita do Pardo.

O e-Visita foi criado em Mato Grosso do Sul e começou a ser implantado em 2016. A tecnologia já desperta interesse de outros estados, como é o caso de Pernambuco, que vem implantando o sistema em seus municípios. Em MS, mais de dois mil profissionais estão envolvidos, entre agentes de campo, supervisores e coordenadores.

O aplicativo desenvolvido em Mato Grosso do Sul já está sendo usado em outros estados

“Com essa tecnologia, em vez de fazer anotações no papel, o profissional, registra no aplicativo todas as condições encontradas podendo, se necessário, tirar fotos e enviá-las via on-line para o município ou Estado. Desta forma, os gestores podem tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente”, afirma Marcos Espíndola, coordenador da CETEC.

Para possibilitar o uso adequado do sistema, a SES faz o treinamento dos agentes em seus próprios municípios ou em sedes regionais e entrega a cada um deles um aparelho smartphone com o aplicativo devidamente instalado. No total, já foram entregues mais de mil celulares. A utilização da tecnologia depende da adesão dos municípios, uma vez que o cadastro das residências é feito com base em dados fornecidos pelas prefeituras.

“A concepção do e-Visita enquanto aplicativo para celulares e plataforma Web para gestão, propõe total mudança da abordagem do modelo anterior de registro das visitas domiciliares realizada pelo Agente de Controle de Endemias”, explica Marcos Espíndola.

Em Mato Grosso do Sul ACE’s de 77 municípios já foram treinados, porém alguns municípios ainda não estão utilizando a tecnologia por ainda não terem concluído o cadastro dos imóveis no sistema. As 19 cidades que ainda não receberam os smartphones deverão ser contemplados até o final deste ano.

Adesão

O e-Visita já vem sendo utilizado pelos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ponta-Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora, Tacuru e Três Lagoas.

Deverão receber os smartphones, até o final do ano, as cidades de Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Camapuã, Campo Grande, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Jateí, Iguatemi, Itaquiraí, Ladário, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Selvíria, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Os municípios de Camapuã e São Gabriel do Oeste ainda não fizeram a capacitação de seus agentes para o uso do e-Visita. No total, dois mil aparelhos celulares com o aplicativo serão distribuídos em Mato Grosso do Sul para os profissionais de campo até o final do projeto.

Ricardo Minella – Secretaria de Estado de Saúde (SES)