28 de março de 2024 - 14:58

Simpósio sobre bem-estar animal acontece nesta sexta-feira em Bonito

A cidade de Bonito promove nesta sexta-feira, 22 de março, o”Simpósio Itinerante para atualização em bem estar animal e políticas públicas”. O debate acontece no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19 horas e tem como objetivo mobilizar as autoridades, entidades protetoras e sociedade em relação ao grave problema ocasionado pelo aumento crescente da população de cães e gatos nas ruas, tendo como exemplo a Capital do Estado e demais municípios do interior.

Dentro dessa discussão, deve ser abordada a possibilidade de criação de um programa de castração gratuita para a comunidade de baixa renda do município. O tema já foi base de discussões, tendo inclusive apoio parlamentar, com garantia de verba. Em abril do ano passada uma reunião com a presença do deputado estadual Marcio Fernandes aumentou ainda mais a expectativa de quem sonha em ver o programa em funcionamento. Ele se comprometeu a doar o valor necessário para aquisição dos equipamentos, por meio de emenda parlamentar, algo em torno de R$ 85 mil. O valor foi estimado com base no montante utilizado na instalação do centro cirúrgico em Campo Grande.

Conforme o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e veterinário, Luiz Eugênio de Miranda Sá, o Centro de Controle de  Zoonoses da cidade tem estrutura física para receber o projeto, conforme determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, apenas sendo necessárias adequações. “Se tivesse alguma clínica no município habilitada, esse serviço poderia ser terceirizado, como não tem o município vai ter que adequar a estrutura física, terceirizar a mão de obra, por meio de contrato ou concurso, estabelecer meta, entre 20 ou 25 animais por semana e instituir programas educativos sobre a adoção e maus-tratos”, detalhou em reportagem anterior divulgada pelo Portal-E.

O Simpósio, idealizado por Beto Araújo e organizado pela ONG Mascote Bonito, deve abordar também a prevenção em Saúde Única; o enfrentamento dos casos de maus tratos animais que carecem da aplicação de medidas administrativas corretivas/educativas e avaliará uma experiência exitosa de Política Pública Animal implementada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.

Entre os palestrantes estão Ângela Caruso, militante da Causa Animal desde 1989 e diretora-presidente da ONG Quintal de São Francisco; professor Dr. Paulo Anselmo Nunes Felippe, diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal ligado a Secretaria do Verde do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Campinas e Diretor do Departamento de Epidemiologia da Associação Mata Ciliar e a coordenadora nacional do Movimento Crueldade Nunca Mais, que congrega ONGs para ações pontuais que envolvam mudanças na legislação federal e defensora dos direitos dos animais e ativista da causa animal, Lilian Rokenbach.