19 de abril de 2024 - 15:31

Símbolo de tradição, cultura e fé, Bandeira do Divino visita governadoria

Considerada o principal símbolo da Festa do Divino – uma das manifestações culturais/religiosas mais tradicionais e antigas de Mato Grosso do Sul, a Bandeira do Divino Espírito Santo passou pela Governadoria nesta segunda-feira (05) para arrecadar donativos e receber declarações de fé. A bandeira foi recepcionada por servidores, pelo governador Reinaldo Azambuja e pela primeira-dama Fátima Azambuja.

A Festa do Divino é realizada em Coxim (oficialmente) há 122 anos. Em Campo Grande chega a sua 23ª edição em 2017. Conforme a tradição, antes das festividades, a Bandeira visita casas, fazendas, comércios, entidades e instituições públicas e privadas em busca de doações para a realização do evento. Os “Foliões da Bandeira” – um violeiro, um sanfoneiro e um taroleiro – acompanham o Alferes no “Giro da Bandeira”, e passam nos locais levando as bênçãos do Divino e arrecadando as prendas e donativos.

A Festa do Divino é realizada em Coxim (oficialmente) há 122 anos. Em Campo Grande chega a sua 23ª edição em 2017

No Estado, a manifestação está no Calendário Cívico e Cultural – Lei 3.586/2008. “Para mim é uma alegria poder receber, pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira do Divino. É uma tradição que faço questão de manter”, falou o governador Reinaldo Azambuja. Durante a visita, o padre da Catedral São José (Coxim), Micael Carlos Andrejzwski, destacou as bençãos sobre Mato Grosso do Sul. “Um estado jovem e fraterno. O nosso pedido é que reine sempre muita paz e muito amor”, disse o pároco.

O encerramento da 23ª Festa do Divino Espírito Santo de Campo Grande acontece no domingo (11.6), com o tradicional almoço nas dependências da Casa do Cursilho – rua do Seminário, 2.055, Jardim Seminário. Em Coxim, a 122ª Festa do Divino Espírito Santo será entre nos dias 14 e 23 de julho. Também prestigiaram a visita da Bandeira, na Governadoria, os deputados Junior  Mochi, presidente da Assembleia Legislativa e Paulo Siufi, além do prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o vice Edvaldo Bezerra.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Chico Ribeiro