20 de abril de 2024 - 11:21

Showtec: Rose destaca força do agronegócio para a economia de MS

A característica que o agronegócio tem de fortalecer a economia de Mato Grosso do Sul foi destacada pela governadora em exercício Rose Modesto durante a abertura da 20ª edição do Showtec – uma das mais tradicionais feiras brasileiras de tecnologia voltada aos negócios do campo. A feira acontece em Maracaju entre os dias 20 e 22 de janeiro. Segundo Rose, “enquanto estudiosos preveem um 2016 muito difícil para todo o Brasil, para Mato Grosso do Sul vai ser diferente exatamente por causa do agronegócio”.

IMG-20160120-WA0005

Durante a realização da feira, produtores, empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos e outras pessoas interessadas no segmento são apresentados a produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, como lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Nesse sentido, a governador em exercício lembrou que o Governo do Estado é um grande parceiro do evento, pois entende que apostar em novas tecnologias contribui para o desenvolvimento do setor. “O governador Reinaldo Azambuja tem esse entendimento por conta da importância que o agronegócio tem para o País. Essa feira é oportunidade não só de ampliar o conhecimento, mas também de trocar informações, novas tecnologias e conhecer estudos sobre a água, floresta e outros recursos naturais”, falou.

IMG-20160120-WA0012

Realizado pela Fundação MS, o evento tem como principais apoiadores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), o Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando ainda com a participação de outras entidades e instituições de pesquisa.

“O Showtec é um somatório de esforços de muitas instituições e pessoas”, explicou o presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes.  “Agradecemos ao Governo do Estado e principalmente a Fundems [Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul], que disponibiliza 20% de todo o recurso da fundação. É um apoio e uma questão de sobrevivência”, disse. Para o prefeito Maurílio Azambuja, de Maracaju, o Showtec conseguiu executar o plano de exposição que contribui para o desenvolvimento do agronegócio. “Me sinto gratificado pela parceria e satisfeito em ser prefeito de um município reconhecido em todo o Brasil”, comentou.

IMG-20160120-WA0008

Ainda conforme Luiz Alberto, na edição deste ano da feira são 130 empresas expositoras “com investimentos fantásticos”. “Não é a toa que o Brasil é hoje uma potência em produção agrícola”.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado, com informações de Diana Gaúna, de Maracaju | Foto: Leca