16 de abril de 2024 - 17:21

Show da Terra traz o talento mirim Matheus Martins e a dupla Márcio Santos & Claudiney

Com apenas 10 anos, Matheus já chama a atenção do público em Mato Grosso do Sul. (Foto: Humberto Marques)

O Show da Terra deste domingo (10) traz à TVE Cultura o jovem talento de Matheus Martins e os anos de estrada da dupla Márcio Santos & Claudiney. Apresentado por Zé Trovão, o programa, que ainda destaca a literatura e a culinária do Estado, abre espaço para os talentos de Mato Grosso do Sul soltarem a voz e mostrarem seu trabalho.

Com apenas 10 anos de idade, Matheus Martins da Silva começou a cantar e tocar aos 7 anos –embora um violão era o seu brinquedo favorito desde os 8 meses de idade, história contada por ele a Zé Trovão e confirmada pela mãe, Fleximene.

“Ele gostava de ouvir música desde bebê, tinha muitos carrinhos, mas gostava era do violão. Quando fez 7 anos, fizemos o teste de altas habilidades, que apontou que ele tinha um lado artístico aflorado, que decidimos incentivar”, afirma a orgulhosa mãe de Matheus.

Já o jovem cantor, que emocionou Zé Trovão e foi pouco a pouco se soltando durante a participação no Show da Terra, não deixa dúvidas da paixão pelo sertanejo. “Me sinto muito bem quando estou tocando. Gosto tanto do sertanejo de hoje e do de raiz”, afirmou, sem titubear também na hora de escolher sua música favorita: “Mercedita”.

Márcio Santos e Claudiney, após anos de estrada, seguem juntos há quatro anos com dupla sertaneja. (Foto: Humberto Marques)

Geração online

Se Matheus Martins começa a dar seus primeiros passos na música agora, a dupla Márcio Santos e Claudinei carrega um currículo de dar inveja, dividindo palco com alguns dos principais nomes da música sul-mato-grossense recente.

Márcio, filho de Beth –que faz dupla com Betinha e compuseram a primeira dupla sertaneja feminina do Estado, há mais de 50 anos– e Rodrigues (que fez dupla com Rodriguinho), além de neto do maestro uruguaio Brandão Ferreira, ele participou da primeira dupla ainda aos 15 anos. Foi cruner em diversas bandas e, em 2004, aceitou convite para tocar com Marlon Maciel (ex-Canto da Terra), onde conheceu o amigo Claudiney.

Já Claudiney é conhecido do grande público por ser um dos fundadores do Grupo Uirapuru, em 1987, e pela passagem pelo Zíngaro, dois dos maiores expoentes da nossa música regional. Há quatro anos, após se conhecer na Marlon Maciel e Banda, os músicos decidiram montar a dupla. E em um momento no qual a música do Estado vive um bom momento, aproveitando tanto o interesse do público como a facilidade para divulgação do trabalho autoral.

“A música de Mato Grosso do Sul está em crescimento faz alguns anos. Os cantores solo e as duplas, incluindo as que surgiram atualmente, têm seu espaço garantido”, avalia Claudiney. Márcio, por sua vez destaca o papel das mídias sociais na divulgação dos artistas para a divulgação da produção.

“São grandes ferramentas. O Facebook, Instagram e os canais do Youtube permitem que você seja visto por todo o mundo em questão de segundos. Décadas atrás, os artistas locais saíam de porta em porta com os LPs ou cassetes gravados ou iam a prefeituras vender shows. Quando se conseguia uma exposição, era por meio de cartazes”, disse Márcio.

Show da Terra, TVE Cultura, Matheus Martins, Márcio Santos & Claudiney, música sertaneja, atrações, Zé Trovão
Fleximene, Matheus, Zé Trovão, Márcio Santos e Claudiney: Show da Terra vai ao ar neste domingo (10) na TVE Cultura. (Foto: Humberto Marques)

Márcio Santos & Claudiney trabalham neste momento na divulgação da música “Naviraí”, “um presente”, como eles dizem, recebido em 2017 de Paula Matos, Silmara Nogueira e Manu e que ganhou a internet. Em apenas uma semana de divulgação no Youtube, a música atingiu duas mil visualizações.

Assista – Comandado por Zé Trovão, o Show da Terra vai ao ar todos os domingos na TVE Cultura, às 11h, com reprises às segundas-feiras a partir das 19h. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelos internautas no Portal da Educativa (na aba Assista a TV).