29 de março de 2024 - 07:48

Show da Terra traz o Coral Guarani com o maestro Juninho Fonseca e Fábio Cunha e o Grupo Batidão

O maestro Juninho Fonseca fala sobre seu trabalho. (foto: Daniel Rockenbach)

Neste domingo (16/06)  o programa Show da Terra com Zé Trovão na TVE Cultura recebe o maestro Juninho Fonseca e o Coral Guarani. O programa também traz Fábio Cunha e o Grupo Batidão.

Mario Fonseca Junior, mais conhecido como Juninho Fonseca, nasceu em Ponta Porã e se criou em Amambai até a vida adulta. A vivência na fronteira o colocou em contato com a música paraguaia, especialmente o chamamé, a guarânia e a polca, gêneros pelos quais se dedicou a estudar. Uma de suas maiores referências musicais foi o avô violonista de quem recebeu não apenas o repertório musical mas também um pouco da cultura e história guarani.

Juninho Fonseca também canta e toca tanto em português como espanhol e até mesmo em guarani. Em 28 anos de atividade, Juniho se dedica a difundir as variantes rítmicas que definem a expressão musical de indígenas e não indígenas do Paraguai e do Cone Sul de nosso estado. Além de se apresentar, Juninho se dedicou ao ensino da música tendo já sido coordenador do curso de Música da Escola de Governo do Estado/MS e maestro do Coral Municipal de Terenos.

Fábio Cunha e o Grupo Batidão. (foto: Daniel Rockenbach)

Atualmente o maestro desenvolve um projeto cultural como professor de música e maestro do Coral Guarani, do Consulado Paraguaio de Campo Grande. O Coral Guarani surgiu em 2016 idealizado pelo Consulado do Paraguai, na pessoa do Ministro Angel Adrián Gill Lesme, em parceria com o Instituto Cultural do Chamamé de MS, cuja divulgação foi realizada pelo Produtor e Locutor Orivaldo Mengual, responsável pelo programa A hora do Chamamé pela Educativa FM 104.7.

Fábio Cunha começou na música aos 6 anos de idade. Cantor, compositor e produtor musical, Fábio Cunha idealizou o Grupo Batidão. A gaita é seu principal instrumento nas apresentações no Mato Grosso do Sul e Brasil afora. Fora do estado, Fábio tenta levar o nome e a cultura pantaneira para outros públicos em seus 28 anos de carreira. Ao longo dos anos, Fábio acumulou mais de 60 troféus e medalhas em festivais musicais.

Para contratar Juninho Fonseca para shows, o telefone é (67) 99920-7717. Para contar com o talento de Fabio Cunha e o Grupo Batidão, o telefone é (67) 99673-7620 ou (67) 99322-9523.

Assista – “Janela sobre um novo olhar de Mato Grosso do Sul”, o Show da Terra é apresentado por Zé Trovão e traz o melhor da música, artes e culinária de Mato Grosso do Sul, por meio de entrevistas e apresentações. O programa vai ao ar na TVE Cultura às 11h de domingo, com reprise às 19h de segunda-feira, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV).