20 de abril de 2024 - 09:44

Show da Terra apresenta neste domingo o sanfoneiro João Victor, de 8 anos, e a dupla Fred Moura & Cristianno

Por Sandra Freitas*

Campo Grande (MS) – Em momento de isolamento social, uma boa atração para curtir em casa é o programa Show da Terra, na TVE Cultura, que traz neste domingo (29/03), às 10h30, apresentação do sanfoneiro mirim João Victor, que com apenas 8 anos é um show à parte no domínio do instrumento. Show da Terra traz também a dupla Fred Moura & Cristianno, que vem ganhando forte destaque na música sul-mato-grossense.

Da esq. para dir. Vinícius Pereira, Marozane Castelo, João Victor e a produtora Sandra Freitas (em pé)

O sanfoneiro mirim João Victor nasceu no dia 14/05/2011.  Ele é descendente de indígenas e mora na chácara Nossa Senhora Aparecida em Sidrolândia. Está no terceiro ano do Ensino Fundamental e estuda na Escola Polo Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo na Aldeia Buriti. Ensaia em sua residência sozinho ou com o primo Patrick da Gaita e também com Ivan Rodrigues, gaiteiro da Aldeia Buriti, que o incentiva  a prosseguir na carreira musical. Já se apresentou em vários eventos como na Sola da Bota e no programa Neno Ferreira ou acompanhando músicos como Maciel Correa, Gregório e Tostão Mineiro.

Apesar da pouca idade se sente totalmente à vontade para fazer uma das coisas que mais gosta, que é tocar sanfona. No programa deste domingo, contou com o suporte musical dos experientes para os iniciantes e para acompanhá-lo ao violão veio seu padrinho, o cantor e compositor Castelo, um dos ícones da música no Estado, que ficou emocionado com o desempenho do afilhado. Também vieram o cantor e compositor Marozane e o cantor e violonista Vinícius Pereira.

Da esq. para dir. Loureiro, Fred Moura, Cristianno e Zé Trovão (em pé).

Na segunda parte do programa apresenta-se a dupla Fred Moura & Cristianno,  que vem despontando no cenário musical de Mato Grosso do Sul com vozes totalmente entrosadas trazendo um repertório de música sertaneja de qualidade e com um trânsito muito oportuno com excelentes efeitos em suas performances pelo country.

O que pode ser notado é que quando há a confluência de vários fatores positivos e agregadores o resultado é exuberância e isto é o que transborda no trabalho da dupla. E assim é o sentimento que desperta a apresentação: quanto mais se ouve mais se quer ouvir.

Fred Moura é natural de Caarapó Mato Grosso do Sul e reside na capital há mais de 14 anos. É cantor, compositor e multi instrumentista. Toca violão viola, contrabaixo, cavaquinho e bateria

O ambiente musical é uma herança de família, pois seus avós maternos que moravam em Bela Vista já tocavam e cantavam. Salientou que inclusive este seu avô materno era multi instrumentista. Tocava harpa, sanfona e violão.

Sua mãe, Marla Elza, também tocava e cantava nas festas familiares e dos amigos. Sua trajetória musical teve início cantando na igreja. Aos doze anos começou a tocar violão. Ancelmo, um sitiante do município, o ensinou a tocar viola. E sempre ia assistir aos ensaios do grupo Regionais do Mato Grosso do Sul que tinha característica baileira focado no vanerão e chamamé. Aos poucos os músicos componentes do grupo lhe proporcionaram espaço para tocar e cantar com eles e também se apresentar quando tinha eventos no próprio município.

A primeira dupla que participou foi com Altierre que também pertencia ao  grupo e sempre se apresentavam na rádio AM do município no programa Canto Sertanejo.

Posteriormente formou a dupla Bruno e Breno (in memorian) e a dupla se desfez porque seu parceiro à época foi se da cidade. Quando veio residir na capital formou a dupla com seu conterrâneo Cowboy do Trecho, mantendo o nome de Bruno Viola, da dupla anterior, e acrescentou o Viola. Hoje faz dupla com Cristianno.

Cristiano é natural de Maringá no Paraná, mas há 25 anos mora em Campo Grande. Quando tinha 12 anos ganhou um violão e aprendeu a tocar sozinho. Seu pai era maestro no coral da igreja e sua mãe também fazia parte do coro. E ao acompanhá-los foi influenciado. Cresceu ouvindo Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Lourenço e Lourival, Trio Parada Dura, etc… Todos são inspiração para o trabalho que vem desenvolvendo com Fred Moura. Eles seguem firmes neste estilo bem moda de viola, mesclado com influências de raízes nacionais e também Country. E muito entusiasmados mostram trabalho marcante em vários locais em Campo Grande e também ao interior. Estão em fase de preparo para gravação do primeiro CD.

Contatos para shows João Victor e Fred Moura & Cristianno  – (67) 99622-1887 / 99609-7405

O programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão e direção artística de Sandra Freitas, vai ao ar aos domingos, às 10h30, e  às terças-feiras, às 19h15, na TVE Cultura MS.

(*) Sandra Freitas é produtora cultural e diretora artística