plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

9 de dezembro de 2024 - 12:04

Seus Direitos: quem já tem tempo de contribuição não precisa temer a reforma da previdência

Advogada Priscila Arraes Reino afirmou no Bom Dia Campo Grande desta terça-feira que pessoas que já obtiveram aposentadoria ou comprovaram tempo mínimo ficarão fora de novas regras
Especialista alerta contribuintes do INSS a não se apressarem para buscar aposentadoria por medo da reforma da previdência. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil/Arquivo)
Especialista alerta contribuintes do INSS a não se apressarem para buscar aposentadoria por medo da reforma da previdência. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil/Arquivo)

Com o avanço da reforma da previdência no Congresso Nacional, muitas pessoas, seja no setor público ou na iniciativa privada, começaram a correr para solicitar suas aposentadorias. Mesmo aqueles que já obtiveram o benefício temem perde-lo, um medo que a advogada Priscila Arraes Reino, especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário, afirma não ser justificável para quem está nessas situações.

Priscila respondeu ao ouvinte Silvano Mota durante sua participação no quadro Seus Direitos, do Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (8), sobre a possibilidade de perda da aposentadoria. Mota perguntou por meio do WhatsApp (67) 99333-1047 se ele, que em dezembro deste ano completa um ano como aposentado, pode perder o benefício.

“Muitas pessoas têm dúvida sobre o direito adquirido, quando você exerce o direito, como o Silvano, que está aposentado há um ano e já provou que tinha todos os requisitos para obter o benefício. Neste caso, a reforma da previdência não vai atingir o direito dele, que já foi exercido. A reforma não fará nenhuma diferença para ele nesse sentido”, disse ela à Educativa 104.7 FM.

A advogada explicou que a reforma da previdência atinge apenas aqueles que não conseguirão completar o tempo e idade necessários para se aposentarem antes de as novas regras entrarem em vigor. “Ainda que a pessoa não tenha pedido a aposentadoria mas, por exemplo, já tem os 35 anos de tempo de contribuição, a reforma vem depois, então, essa pessoa não vai ser atingida. Ela não precisa correr ao INSS para solicitar o benefício: se tiver atingido todos os requisitos antes da reforma ser aprovada conseguirá a aposentadoria, porque tinha o direito de pedir e não o exerceu”, explicou.

Priscila pede que as pessoas avaliem melhor sua situação antes de correrem à Previdência para solicitar a aposentadoria por medo de perderem dinheiro.

“Vemos diariamente pessoas já aposentadas por conta da pressa, do medo de perder, ficarem com um valor muito abaixo do que teria direito porque não fizeram o reconhecimento do tempo que trabalharam sem carteira, do período que deixaram de recolher, de não juntar certidão do serviço militar e outras coisas”, afirmou a advogada, reiterando que a assessoria de um especialista evita dores de cabeça.

O alerta vale porque, segundo Priscila, “se você fez o pedido de aposentadoria e o INSS não errou, a revisão fica mais complicada. Isso porque você não informou sobre tudo o que tinha direito. É preciso ficar atento”.

O Seus Direitos é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que trazem informações relefantes sobre temas diversos –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (quintas) e Tecnologia (sextas). Os ouvintes podem enviar suas dúvidas e sugestões de assunto para serem respondidos pelos especialistas parceiros da Educativa 104.7 FM pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *