plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 19:54

Seus Direitos: país precisa regular atividades de trabalho via aplicativos

Advogada Priscila Arraes Reino falou ao Bom Dia Campo Grade sobre modalidade de prestação de serviço que se popularizou, porém, ainda tem vácuo em relação a direitos dos trabalhadores
Legislação brasileira não prevê vínculo entre motoristas e apps de transporte. (Foto: Reprodução)
Legislação brasileira não prevê vínculo entre motoristas e apps de transporte. (Foto: Reprodução)

Embora já popularizados junto à sociedade, os aplicativos de transporte de passageiros ainda são uma novidade no Brasil em relação à Justiça do Trabalho. Enquanto em alguns países já haja decisões reconhecendo os parceiros dos apps como funcionários, a legislação brasileira não prevê tal enquadramento, independentemente do tempo em que os motoristas estejam vinculados a empresas como Uber, 99, Urban e outras.

“Em alguns lugares do mundo o motorista do aplicativo já é considerado um trabalhador vinculado, tanto que nos Estados Unidos já lugares que definiram ser necessário até o pagamento de um salário-mínimo vigente”, afirmou a advogada Priscila Arraes Reino, especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário, durante o quadro Seus Direitos do Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (24).

Priscila foi convidada a participar do programa da Educativa 104.7 FM para responder a questionamento de um ouvinte, que preferiu não se identificar. Ele relatou trabalhar há seis meses como motorista de app e gostaria de saber se há possibilidade de ser reconhecido vínculo com a empresa com a qual atua, a fim de pleitear direitos trabalhistas.

A advogada informou que, no Brasil, “a lei não fala se o motorista de aplicativo é funcionário ou não. Há decisões em tribunais decidindo que não é empregado, mas também há decisões o vendo como empregado da empresa, que regulamenta seu trabalho decidindo até os valores das corridas e controlando o itinerário. O motorista só fica sabendo para onde vai depois que aceita a corrida, então há várias formas de controle em relação ao seu trabalho”.

Priscila, com base em seus estudos, considera que há vínculo entre o app e o trabalhador, porém, isso depende de reconhecimento da Justiça do Trabalho –e permitiria ao motorista benefícios como o auxílio-acidente e outras benesses que o sistema de MEI (Microempreendedor Individual), utilizado por muitas pessoas que atuam no segmento, não prevê. Para tanto, porém, é necessária regulamentação.

“Deveríamos fazer um estudo mais aprofundado do assunto para dar a cobertura ao trabalhador. Muita gente tem trabalhado com isso e, assim como várias formas de trabalho com os app já surgiram, outras relações de trabalho nesse sentido vão surgir”, considerou a advogada. Ela recomentou que os trabalhadores de aplicativos, em vez de procurar a Justiça individualmente, reúnam-se e formem associações e sindicatos a fim de lutar por seus direitos, de forma a conscientizar a população e os legisladores de que é necessário haver regras para preservar seus direitos.

O Seus Direitos é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que abordam temas de relevância para a sociedade –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas) e Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (quintas). Você pode participar enviando suas perguntas aos profissionais parceiros da Educativa 104.7 FM via mensagem de texto ou de voz pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *