plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 01:49

Setor agroindustrial impulsiona crescimento das exportações de Mato Grosso do Sul em setembro

De janeiro a setembro de 2017 as exportações de Mato Grosso do Sul somaram US$ 3,722 bilhão, montante 12% maior que no mesmo período do ano passado. Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram reação da economia estadual, impulsionada pelo bom desempenho de alguns produtos no mercado externo.

Em nove meses a balança comercial sul-mato-grossense acumula superavit de U$ 1,9 bilhão de dólares, sendo U$ 168 milhões de dólares só em setembro. Os dados compilados pela equipe econômica da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), mostram ainda que nesses primeiros nove meses do ano também cresceram as importações, somando US$ 1.833 bilhão, aumento de 8%.

A soja em grão aparece como primeiro produto na pauta de exportações, com 34,32% do total exportado em termos do valor, e com aumento de 22,36% em relação ao mesmo período no ano passado. O volume apresenta crescimento de 19,24% de um ano para o outro.

O segundo lugar nas exportações é ocupado pela celulose, com 18,74% de participação. Em nove meses de 2017 comparado a 2016 houve redução de 5,48% em termos de valor e de 4,87% em volume. O açúcar é um dos produtos que se destaca, com aumento de 58,8% na participação da pauta, além da carne bovina com 13,98%.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, o crescimento no açúcar confirma as previsões de que o mercado mundial deste produto continua firme. “Mato Grosso do Sul tem conseguido se posicionar fortemente nessa firmeza do mercado internacional de açúcar”, destaca ao ressaltar que de janeiro a setembro o crescimento das exportações se deu em vários produtos do setor agroindustrial.

Enquanto o açúcar expande seus negócios externos, o mercado da carne bovina se recupera. “O crescimento de 13% mostra que o mercado se ajustou muito rápido aos efeitos decorrentes da própria carne fraca e dos problemas dos frigoríficos da JBS. Isso mostra que existe demanda e rentabilidade e que temos um produto de qualidade”.

Outro setor com desempenho relevante no acumulado de 2017 é o de carne e aves, que exportou 23,55% mais até setembro do que no mesmo período do ano passado, chegando a U$ 244 milhões de dólares. Atualmente, Mato Grosso do Sul exporta 41% do total da produção de aves.

“Os bons números mostram que o trabalho forte que a Semagro está fazendo para ampliação da capacidade de abate de aves, reorganização do setor e melhorias na questão de biossegurança, vão refletir nas exportações em um curto período”, destaca o secretário Jaime Verruck.

Outro produto importante e que seu bom desempenho reflete diretamente na economia de Corumbá e Ladário, é o minério de ferro. Se recuperando de uma crise do setor, de janeiro a setembro as exportações desse item cresceram 25,97%, alcançando 2,957 milhões de toneladas.

“Importante lembrar que já chegamos a exportar 5 milhões de toneladas de minério de ferro, mas também atingimos as 2,5 milhões de toneladas. Essa recuperação atual se deve a taxa de câmbio e por mais que a gente saiba que o minério ainda não está com bons preços internacionais, esse cenário mostra uma retomada da demanda pelo produto no mundo e isso é extremamente favorável ao MS dado o impacto mundial que evidentemente ocorre”, analisa Jaime.

Secretário Jaime Verruck (Semagro)

Apesar do crescimento das importações, no acumulado de 2017 o gás natural apresenta queda de 13,86% em relação ao ano passado, quando o patamar de importações já estava abaixo da média. “Continuamos com dificuldade na importação do gás e esse é um impacto fundamental para a economia estadual. Daqui até o fim do ano, com a chegada do período chuvoso e fim do uso das termoelétricas, não há perspectiva de melhora nas importações do gás”.

Os destinos internacionais continuam com uma pauta concentrada para a China com 37,27% dos valores exportados e o crescimento dos valores exportados para a Argentina, segundo maior destino, com alta de 80,3% em relação a janeiro a setembro de 2016.

Em termos regionais, Três Lagoas apresenta maior participação com 29,46% das exportações seguido de Campo Grande com 10,73%. Em termos de crescimento destaque para Corumbá com aumento de 55,17% em relação a janeiro a setembro de 2016, fruto da recuperação no setor de minério de ferro.

Fonte: Semagro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *