25 de abril de 2024 - 03:42

Setembro inclusivo busca promover ações em defesa das pessoas com deficiência

Dados do IBGE apontam que 23.9% da população brasileira, que corresponde a aproximadamente 45.6 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência.  Em Campo Grande são cerca de 180 mil pessoas com deficiência.

Esse público alvo é que será priorizado na campanha Setembro Inclusivo, organizada pelo poder público municipal. Entre as ações previstas estão um curso de cabeleireiro, o lançamento do aplicativo Todos no Ônibus – para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência , com a previsão de atender, neste primeiro momento, cerca de 523 usuários em Campo Grande -, intensificação na fiscalização das vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência, entrega de bengalas verdes – para pessoas com baixa visão -, melhorias na acessibilidade urbana na Capital, palestras, rodas de conversa e histórias de superação.

O assunto foi tema da entrevista de estúdio do programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa. Representando a Coordenadoria Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência, David Marques enfatizou a importância da campanha deste mês, que traz o tema: “Por uma inclusão que me inclua”.

“A pessoa com deficiência não é para ser vista com piedade, mas com dignidade, somos cidadãos, com  todo o direito de ir e vir, de sermos respeitados em nossos direitos”, considerou David.

Ele acredita que a Capital já melhorou em relação à mobilidade das pessoas com deficiência, comparada à estrutura que tinha há 20 anos. “Hoje existem áreas urbanas que permitem nosso trânsito pelas calçadas e o acesso ao transporte coletivo, não precisamos mais transpor degraus para entrar nos ônibus, mas reconheço que ainda há muita coisa a ser feita. Uma delas é implantar a plataforma de acesso prioritário nos locais de embarque dos coletivos”, informou.

Marques também falou sobre o número expressivo de pessoas com deficiência que frequentam as escolas municipais de Campo Grande. “É um público que soma 2.200 crianças”, pontuou ao assinalar como a questão da acessibilidade urbana é fundamental para viabilizar a vida de estudantes e adultos já inseridos no mercado de trabalho.

As atividades do Setembro Inclusivo culminarão com o evento programado para acontecer no dia 21 deste mês, a partir das 8h, na Praça Ary Coelho. Está prevista a presença dos parceiros da campanha ( representantes de associações, empresas, instituições e secretarias municipais) que vão apresentar trabalhos direcionados para as pessoas com deficiência, ainda estão programadas atrações culturais, sorteio de brindes e feira artesanal.

Bom Dia Campo Grande – atração da 104.7 FM Educativa, veiculada de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h. Apresentação: Anderson Barão, Maristela Cantadori e Bosco Martins. Produção: Rose Rodrigues e Allisson Ishy. Você pode interagir, mandar sugestões e recados para o programa pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com