29 de março de 2024 - 07:46

Sesi elabora protocolos de biossegurança e auxilia reabertura do turismo em Bonito

A cidade de Bonito, principal destino turístico de Mato Grosso do Sul, pôde retomar as atividades econômicas e reabrir atrações de forma segura graças à consultoria do Sesi Protocolos de Saúde e Segurança Covid-19, um trabalho 100% gratuito desenvolvido em parceria com o Sebrae/MS.

O Sesi atuou em duas frentes para possibilitar a retomada do turismo: primeiro, elaborou os protocolos de segurança contendo as orientações necessárias para readequação do atendimento de cada segmento durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

E também está oferecendo uma consultoria individual para cada empresa, sem qualquer custo, para que o empresário entenda qual postura adotar e que mudanças implementar para garantir a segurança do cliente. Essa consultoria já foi contratada por 402 empresas de Bonito.

“O Sesi está atuando para, acima de tudo, preservar a saúde das pessoas, a sustentabilidade das empresas e manutenção do emprego e renda em Bonito. Estamos auxiliando empresas de diversos segmentos a manter as portas abertas, cumprindo todas as medidas de biossegurança e garantindo uma atuação segura para seus colaboradores e clientes”, afirmou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Sesi, Michel Klaime Filho.

Para o gerente da unidade do Sebrae/MS em Bonito, Matheus Oliveira, a ampla procura das empresas mostra a preocupação dos pequenos negócios com a saúde e segurança dos turistas. “Tivemos inscrições de empresários de todos os segmentos do município, inclusive os que atendem indiretamente o turismo. Isso demonstra a maturidade do destino, é importante que eles mantenham isso, para que chegue à 100% do destino seguro”, disse.

“Foi essencial a ajuda do Sesi e do Sebrae para todo o trade de turismo de Bonito. Hoje nós recebemos com segurança os turistas que vêm do Brasil todo, preservamos a saúde dos nossos colaboradores e passamos mais credibilidade aos clientes. Bonito agradece”, afirmou o presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Guilherme Polli.

Como funciona

Inicialmente, o Sesi foi o responsável pela elaboração de protocolos de biossegurança para sete diferentes segmentos ligados ao turismo (hospedagem, atrativos turísticos, agências de turismo, estabelecimentos de alimentos e bebidas, serviços de transporte, estabelecimentos comerciais em geral e boas práticas para os guias de turismo), com apoio de entidades representativas locais.

Esses protocolos foram entregues à prefeitura municipal no dia 25 de julho e, após, receber os documentos listando os procedimentos necessários para cada tipo de estabelecimento se prevenir contra o novo coronavírus, o prefeito Odilson Soares entendeu que era seguro autorizar a retomada facultativa das atividades, e publicou decreto com a liberação para o dia 1ª de julho, desde que cumpram todas as normas de biossegurança.

Agora, o Sesi continua oferecendo a consultoria Protocolos de Saúde e Segurança Covid-19, sem qualquer custo para as empresas. A gratuidade é resultado de uma parceria com o Sebrae/MS que, por meio do programa Sebraetech, subsidia em 100% o valor da consultoria do Sesi para micro e pequenas empresas de todo o Estado.

O trabalho consiste em uma visita técnica do Sesi à empresa, em que são analisadas as dependências, equipamentos, tipo de serviço oferecido, funções dos colaboradores, e então, é entregue um diagnóstico com orientações quanto a mudanças necessárias para uma atuação segura e como implementá-las.

“O Sesi tem expertise na área de saúde e segurança do trabalho e contribuiu tecnicamente na elaboração de planos de contenção de risco específicos para cada segmento e, agora, está aplicando as consultorias individuais para cada empresa, realizando um diagnóstico que vai orientar o empresário a promover ajustes para um funcionamento seguro”, explicou Michel Klaime Filho.

FONTE: Fiems