A exposição “Oriente/Ocidente – Comunidades Indígenas do Paraguai”, do fotógrafo Juan Britos, será inaugurada no Sesc Morada do Baís nesta terça (05.04) em Campo Grande (MS). A vernissage será às 19 horas e a exposição estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h.
O fotógrafo Juan Britos nasceu em Assunção. Ele iniciou em 1992 um intenso registro sobre os indígenas do Paraguai e em 1993 sobre os paraguaios em Buenos Aires, onde permanece por um ano. Recebeu o 2º lugar no concurso Jacinto Rivero, Fundação Faro para as Artes, com o projeto da exposição que chega à Capital, e o 3º lugar no Concurso de Fotografia da Revista Acción (2003), em Assunção. Em 2005, participou da exposição internacional de artes plásticas do Festival América do Sul, em Corumbá (MS).
Há dez anos, o fotógrafo vem trabalhando a questão indígena. No Paraguai convivem 17 grupos étnicos pertencentes a 5 grandes famílias linguísticas. Diante de um obscuro panorama de exploração, marginalidade e miséria, os indígenas encontram-se atualmente frente ao angustiante desafio de reacomodar suas antigas formas aos requerimentos dos modelos hegemônicos da sociedade nacional, de um modo geral, adversários da diferença. Juan trabalha com grupos ayoreo, chamacoco, toba-qom, nivaklé, mbyá e aché.
O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Informações 3311-4300.
(Rodrigo Teixeira com assessoria de imprensa SESC)