Rádio e TV Educativa de MS

SESC Cultura realiza Mostra Clássicos Sci-Fi

0

A partir de hoje, 16/05, às 19h, o SESC Cultura receberá a Mostra Clássicos Sci-Fi com mediação de Ramiro Giroldo e Daniel Rockenbach. De acordo com a organização, o intuito da mostra é exibir filmes de diferentes períodos da ficção científica no cinema, destacando filmes considerados B mas que com o tempo ganharam o status de cult. Filmes B são as produções que acompanhavam filmes de grande orçamento em exibições duplas: o filme de maior destaque passava primeiro e contava com valores de produção maiores enquanto a segunda exibição cabia ao filme de menor orçamento. Segundo Ramiro Giroldo, um dos mediadores “A ficção científica tem esse poder de promover um novo olhar e os filmes selecionados são todos muito importantes, clássicos do gênero, inclusive os mais recentes”. Professor do curso de Letras da UFMS, Ramiro é pesquisador da área, que norteou temas de seu mestrado e doutorado.

A mostra conta com filmes como A ameaça do espaço (1953) dirigido por Jack Arnold baseado em uma história de Ray Bradbury, um dos grandes autores da literatura de ficção científica, Planeta Proibido (1956) de Fred Wilcox com o jovem Leslie Nielsen interpretando o determinado capitão de uma nave que visita um planeta misterioso em um roteiro livremente inspirado na peça A tempestade de Shakespeare, Fuga no Século XXIII (1976) de Michael Anderson, filme que se passa em um futuro distópico onde o limite da idade define a participação dos cidadãos em um ritual chamado Carrossel e o clássico oitentista Eles Vivem! (1988) de John Carpenter, filme em que alienígenas estão no comando da Terra controlando tudo a mais tempo que imaginamos. Ainda serão exibidos Planeta dos Vampiros (1965), única incursão do italiano Mario Bava na ficção científica, e Os malditos (1963) de Joseph Losey, um filme que mostra a reação de uma cidade a um grupo muito especial de crianças. Serão realizados um debate após o término de cada sessão junto com um sorteio organizado pelo blog Sentinela Positrônica em parceria com a Editora Aleph e a livraria Leparole.

Segue a programação:

16/05 – A ameaça que veio do espaço (1953), Dir. Jack Arnold

17/05 – O planeta proibido (1956), Dir. Fred M. Wilcox

18/05 – Os malditos (1963), Dir. Joseph Losey

23/05 – O planeta dos vampiros (1965), Dir. Mario Bava

24/05 – Fuga no século 23 (1976), Dir. Michael Anderson

25/05 – Eles vivem (1988), Dir. John Carpenter

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação completa no site sesc.ms

 

Um dos mediadores da mostra, Daniel Rockenbach, participa do programa O assunto é cinema com Clayton Sales

Compartilhe:

Deixe sua resposta

Seu endereço de email não será publicado.