Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) iniciou o repasse de 80 mil testes rápidos de antígeno às Secretarias Municipais de Saúde para as ações de enfrentamento à Covid-19. A medida integra o pacote de ações que o Governo do Estado, por meio da SES/MS, realiza para mitigar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, durante o período da pandemia todos os municípios receberam testes de antígeno para o enfrentamento à Covid-19. “Com aumento de casos no início deste ano, mudamos a nossa estratégia e as remessas passarão a ser enviadas semanalmente sendo distribuídas de acordo com a população para os 79 municípios, porém, eles precisarão comprovar o uso de 60% dos testes enviados”.
O Estado já encaminhou até 5 de janeiro aos municípios 149,6 mil testes de antígenos. Parte dos testes foram comprados pela SES/MS ou doados pelo Ministério da Saúde ou pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Alguns critérios foram levados em consideração como: ser cidade de fronteira; percentual de RT-PCR efetuado durante toda a pandemia; distância do LACEN/MS; distância da sede da macrorregião de saúde e avaliação do Prosseguir.
Confira mais na reportagem de Gisllane Leite: