25 de abril de 2024 - 13:34

Serviços da CNH Ágil tiveram aumento de 64,33% em um ano

A criação de ferramentas digitais está facilitando a vida dos usuários do Detran/MS e agilizando os atendimentos. O professor Carlos Alberto Coutinho de Souza usou o caminho digital para renovar a sua CNH, vencida no final do ano.

“O processo é rápido, demora coisa de cinco minutos, o que dá um pouquinho mais de trabalho é você imprimir o boleto, fazer o pagamento, entrar novamente, porque tem todas essas etapas, mas você entrando é muito rápido, a minha habilitação mesmo era do interior e já coloquei o meu novo endereço no próprio site, fiz tudo sozinho. O site é bem didático, vai te explicando passo a passo, não tem como a pessoa errar, é só ler as mensagens que vão aparecendo”, disse ao falar sobre o CNH Ágil.

O diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, explicou que praticamente todos os serviços do Departamento Estadual de Trânsito estão disponíveis às pessoas por meio das plataformas digitais. “Mato Grosso do Sul hoje é praticamente um Governo Digital, na época em que era secretário o atual governador Eduardo Riedel criou o MS Digital, e hoje estamos com 95% dos nossos serviços feitos pelo meio digital. Então, você vai fazer a renovação da sua CNH, primeira coisa é entrar no site do Detran (Meu Detran), imprimir, pagar as taxas e ali mesmo faz o seu agendamento”, afirmou.

Diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, destacou as facilidades dos serviços digitais

Rudel Trindade reforçou ser necessário atualizar os dados não só do proprietário, do condutor, mas também dos veículos. No caso de uma autuação, por exemplo, é o utilizado o cadastro do veículo, e caso o endereço esteja desatualizado o proprietário pode ficar sabendo da autuação somente durante uma abordagem no trânsito, o que pode gerar um certo transtorno.

O presidente do Detran lembrou ainda que pelo site mesmo o usuário agenda a data, o horário e o local (uma das agências do Detran/MS) onde quer fazer o exame médico para fazer ou renovar a CNH. É o único momento durante todo o procedimento que será necessário o atendimento presencial.

E os serviços relacionados ao documento emitido para o condutor estão entre os mais procurados. A quantidade de carteiras de habilitação emitidas pelo canal digital CNH Ágil aumentou 64,33% no ano passado, comparado com o registrado em 2021 – de 57.367 em 2021 para 94.275 em 2022. Quando essa ferramenta digital foi disponibilizada à população, em 2018, foram 10.279 procedimentos.

“É muito importante atualizar o cadastro”, informa Juliana Castro

O professor Carlos Alberto Coutinho de Souza seguiu direitinho o que a direção do Detran/MS vem orientando. “É muito importante atualizar o cadastro, porque é por ali que a gente vai localizar o condutor, toda CNH é entregue na residência do condutor, e se o cadastro estiver desatualizado os Correios farão três tentativas e a CNH vai ser devolvida aqui para o Detran, aí o usuário vai ter que vir aqui no Detran (sede) para retirar o documento”, contou a gerente Regional do Detran/MS em Campo Grande, Juliana Castro.

CNH vencidas

Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 280 mil CNHs vencidas, o que corresponde a 20% do total, sendo 10% no grupo de atraso de um mês a cinco anos. Outros 10% estão há mais de cinco anos sem serem renovadas. A renovação deve ser feita até 30 dias após o vencimento. Dirigir com a habilitação vencida resulta na aplicação de multa de R$ 293,00 e 7 pontos na carteira de habilitação.

Assessoria de Comunicação do Detran/MS