plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

10 de dezembro de 2024 - 20:25

Serviço gratuito de SMS da Defesa Civil integra campanha contra incêndios; saiba como aderir

O serviço de SMS da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que envia alertas de desastres naturais para a população de Mato Grosso do Sul passou a integrar a campanha contra incêndios em Mato Grosso do Sul #pantanal100cinzas do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

A proposta da campanha do Comitê do Fogo é divulgar a marca #pantanal100cinzas, criando uma identidade que aumente a conscientização de turistas, pescadores, agricultores, assentados, ribeirinhos e sociedade urbana.

Uma das principais características do inverno é o tempo seco que além de ser prejudicial a saúde também favorece as queimadas e incêndios florestais. Nesta última semana os níveis de umidade chegaram a 11% em municípios como Corumbá e Coxim. Em Campo Grande o menor índice foi de 14%, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Nós estamos num período de elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, então isso aumenta o risco de incêndios florestais. E uma das formas que a Defesa Civil envia orientações preventivas para a população é através do SM. Essa semana nós fizemos pelo menos três disparos orientando sobre os cuidados relacionados a baixa umidade do ar, pra se hidratar, para evitar atividades físicas, se tiver umidificador em casa utilizar, pois é importante cuidar da saúde”, destaca o coordenador da Cedec/MS, Coronel Fábio Catarineli.

O serviço oferecido gratuitamente ao cidadão tem sido uma ferramenta importante nos últimos dias, pois os alertas também vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Mireli Obando, Subcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *