28 de março de 2024 - 08:08

Serviço da Defesa Civil que avisa sobre risco de desastres naturais já disparou 8,4 milhões de alertas em MS

A prevenção é uma das principais frentes de trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul que atua de modo a reduzir os riscos de desastres naturais. Desde janeiro de 2018, o sul-mato-grossense conta com o serviço gratuito que avisa por SMS quando a população precisa ficar atenta a situações que possam oferecer algum risco em determinada região do Estado.

Na avaliação do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Fábio Santos Catarineli, o envio de SMS promove a aproximação o sistema de Defesa Civil com a comunidade. “Isso tem mudado a cultura do brasileiro, e ele começa a se acostumar a receber esses alertas. Com certeza esses alertas têm feito a diferença aqui no nosso Estado. São dicas que acabam virando rotina, mas que precisam sempre serem lembradas. A população sabe que quando houver uma chuva forte e recebe um alerta da Defesa Civil, ele tem que evitar áreas alagadas, tem que evitar se proteger debaixo de árvore, tomar cuidado com a questão do choque elétrico, ou seja, não se colocar em situação de risco”.

Alertas de chuvas intensas, riscos de alagamentos, deslizamentos, quedas de granizo, ondas de frio e geadas, ondas de calor, baixa umidade relativa do ar, risco de queimadas, além de avisos importantes sobre doenças como dengue, influenza e Covid, estão entre as mais de 8.451.822 mensagens disparadas nos últimos quatro anos.

Dados da Defesa Civil apontam que a maior parte das mensagens enviadas aos 115.387 usuários cadastrados no serviço está relacionada a chuvas intensas que representa 53,9% dos envios, seguida de 14,8% relacionadas a doenças infeccionas virais e 9,8% referente a alertas de baixa umidade relativa do ar.

Tipos de alertas enviados para números cadastrados no 40199 desde 2018

Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. Mais de um CEP pode ser cadastrado para receber os alertas, mas cada um deve ser enviado em mensagem separada.

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Além de se cadastrar para receber o SMS da Defesa Civil, pessoas que moram em áreas de risco, como morros, encostas de rios ou em regiões que alagam, devem acompanhar diariamente a previsão do tempo.

O serviço é gratuito e pode ser descontinuado quando o cidadão desejar, basta enviar uma mensagem com a palavra SAIR para o mesmo número do cadastramento.

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Também fazem parte das ações desenvolvidas em conjunto com as esferas federal, estadual e municipal, a mitigação, preparação, resposta e recuperação. A comunidade também é uma grande aliada do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil.

Mireli Obando, Subcom
Foto: Saul Schramm