23 de abril de 2024 - 11:06

Seminário sobre questões indígena acontece nesta terça-feira na Unigran

A Unigran Capital promoverá, nesta terça-feira (26/04), o III Seminário sobre as Questões Indígenas – Ñande Jaguata: Saberes Indígenas, Psicologia e Autonomia. O evento será realizado no Auditório Preto da Unigran Capital, a partir das 19h.

O Prof. Mestre Dionatans Godoy Quinhones, Filósofo e Psicólogo, mediará uma mesa redonda com professores e pesquisadores das questões indígenas Joaquim Adiala Hara (povo Guarani Nhandeva), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Naviraí (FINAV) e Licenciatura em Matemática Intercultural pela UFGD e Mestre em Educação e Interculturalidade (UCDB), Eliezer Rodrigues Martins (povo Guarani Nhadeva) – Graduado em Ciências Sociais pela UFGD; Mestre em Educação Indígena e Interculturalidade (UCDB) e Yan Chaparro, Psicólogo (UCDB), Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB), doutorando em Desenvolvimento Local (UCDB) e Psicodramatista.

No intervalo das aulas do período noturno, entre 20h40 e 20h55, haverá intervenção dos acadêmicos do Curso de Psicologia com exposição de artesanato e cultura indígena, apresentação dos elementos da culinária indígena, exposição de imagens e pintura indígenas, entrega de material educativo sobre os povos indígenas e um stand de fotos temáticas que serão disponibilizadas via fotolog.

Conforme o coordenador de Ensino e Extensão da Unigran Capital, o evento é de extrema importância porque são necessários espaços de reflexão por parte da comunidade acadêmica sobre a situação nos povos indígenas. “Em abril comemora-se o dia do índio no Brasil e esta comemoração oportuniza a reflexão sobre as questões que permeiam a realidade dos povos indígenas na sociedade brasileira e principalmente em Mato Grosso do Sul”, disse.

O seminário será aberto aos acadêmicos da UNIGRAN Capital e de outras instituições de ensino e demais interessados no tema da comunidade externa. O credenciamento será feito no dia e local do evento e proporcionará um certificado digital de 2 horas.

Com informações da Assessoria.