plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 13:42

Seminário Estadual da Guavira será realizado em dezembro

Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, a terceira edição do Seminário Estadual da Guavira será realizada totalmente on-line nos dias 1º e 8 de dezembro. O evento é organizado pela UFMS, Semagro, Agraer, Assembleia Legislativa e Fiocruz.

“A guavira é um fruto muito saboroso, de grande aceitação, rico em fibras, vitaminas e minerais, com compostos de ação antioxidante, benéficos para a saúde. É um fruto que tem grande potencial para o desenvolvimento de novos produtos, com colheita agora nos meses de novembro e dezembro”, ressalta a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Nutrição (Facfan) Raquel Campos.

O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual que ocorre com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente as ações para fomentar atividades relacionadas a guavira, tais como: gastronomia, turismo, cultura, pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável, geração de novos produtos à base do fruto. Em novembro de 2017, a lei estadual nº 5.082 declarou a guavira como fruto símbolo de Mato Grosso do Sul, por conta da importância cultural dos guavirais e do consumo da fruta, bem como de produtos originados. “Além de falar sobre o fruto em si, o Seminário é importante para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservação dos biomas nos quais ela ocorre, entre eles os resquícios de Mata Atlântica, Cerrado e bordas do Pantanal”, explica Raquel.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente aqui. Na programação constam painéis sobre os temas: produção sustentável; serviços ambientais; tecnologias e desenvolvimento de produtos de guavira; comercialização e consumo consciente. “Com o novo formato virtual, os conteúdos técnico-científicos foram divididos em quatro painéis a fim de tornar mais atrativo para os participantes e também facilitando o debate entre os palestrantes. Será possível enviar perguntas pelo chat. Haverá certificado de participação por painel e, caso assista, três painéis ou mais, os inscritos receberão certificados de participação no Seminário”, complementa a professora da Facfan.

Também será realizado o concurso Guavira: sou fã que vai escolher o desenho artístico oficial desta e das futuras edições do Seminário. O tema da obra é Guavira: fruto símbolo do estado de MS. Para se inscrever no concurso é necessário encaminhar e-mail para iiiseminarioguavira@gmail.com. É importante que no item assunto seja especificado Concurso desenho artístico. As regras para participação e mais detalhes sobre a inscrição podem ser conferidos aqui. A divulgação do vencedor será realizada na abertura do Seminário, no dia 1º e o melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 1 mil.

Além do concurso, será possível apresentar trabalhos em vídeo de jovens pesquisadores de desenvolveram ou estejam desenvolvendo estudos com a guavira entre os anos de 2015 e 2020. O objetivo é divulgar o conhecimento gerado e os resultados dos trabalhos ténicos ou científicos dos pesquisadores que contribuem para a conservação, restauração e uso sustentável da espécie, incentivando novos estudos. As inscrições devem ser feitas até hoje, 20. Para acessar o regulamento e mais informações sobre como fazer a inscrição, clique aqui.

Confira a programação completa e outras informações no site oficial do Seminário ou nos canais do Instagram e Facebook.

Texto: Vanessa Amin

Fotografia: Professor Paulo Robson (Inbio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *