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19 de abril de 2024 - 22:28

Seminário Estadual Cultura e Educação proporciona partilha de ações inovadoras pelo viés da transversalidade

Promover o diálogo entre a Cultura e a Educação é uma demanda que há 14 anos é aspirada pelos Ministérios da Educação e Cultura. Seguindo a mesma diretriz, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI) e Secretaria de Educação (SED), numa iniciativa de transversalidade que visa o desenvolvimento conjunto das duas pastas rumo a novas proposições de políticas públicas, realizou neste fim de semana o 1° Seminário Estadual Cultura e Educação – Território da Arte na Escola.

culturalA iniciativa promoveu, sobretudo, um espaço de reconhecimento e partilha de saberes e fazeres educativos e artísticos, contribuindo para a implementação de ações inovadoras entre ambas as áreas de Mato Grosso do Sul. Esta é a oportunidade para se vislumbrar possibilidades valiosas e transformadoras que reafirmam os valores humanos essenciais para a humanidade do século XXI.

Na solenidade de abertura, na noite de sexta-feira (5), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a gestora de Educação Básica da SED, Fabiana Cáceres Borges, destacou a importância do evento para a comunidade escolar. “Este encontro é a realização de um sonho de ver educação e cultura associadas, interligadas como devem ser. Não se consegue pensar em uma escola em que educação e cultura não caminhem juntas”, explicou.

Os temas que embasaram a elaboração do evento foram: cultura e educação – um binômio indissociável para o desenvolvimento; diversidade cultural e educação, patrimônio e memória – a escola como ambiente para reconhecer e afirmar a identidade; arte na escola – os caminhos para a transformação, cultura da infância – o início da formação do ser humano; territórios de convivência entre cultura e educação: desafios e perspectivas e políticas públicas para cultura e educação em MS – o que podemos fazer já!

Durante todo o sábado, os professores de Arte participaram de oficinas com o propósito de provocar encontros entre artistas e arteducadores e seus modos de criação e realização, tendo como interface as questões estéticas e artísticas nas ações pedagógicas na escola, com objetivo de fomentar as práticas dos professores e ampliar a compreensão sobre a disciplina de Artes e o sentido do ensino e aprendizagem de linguagens artísticas.

Texto:  Assessoria de Imprensa SED

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