Mato Grosso do Sul desenvolve pelo menos sete segmentos turísticos – cultural, contemplativo (ecoturismo), aventura, negócios e eventos, gastronômico, pesca esportiva e histórico
Campo Grande (MS) – Com taxa de crescimento superior ao Produto Interno Bruto (PIB), o turismo segue como um dos principais indutores do desenvolvimento econômico e social. Para avaliar os impactos da dinâmica do turismo no Brasil e especialmente no Estado, a Fundação de Turismo (Fundtur-MS) abre nessa terça-feira o seminário “Isto é Mato Grosso do Sul”, um painel que reforça seus destinos mais emblemáticos, como Bonito e o Pantanal, e a diversificação das atividades, como os segmentos de negócios e eventos, lazer e histórico.
De acordo com o Governo do Estado, a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.
Com a implantação do Turismo nas localidades, é possível se desenvolver ainda que basicamente equipamentos de apoio e infraestrutura, criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidade de expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança, dentre outros dos quais os turistas buscam e necessitam, gerando benefícios na qualidade de vida para a própria população local. Esta atividade também auxilia na valorização dos atributos locais como os atrativos culturais, naturais e sociais.
Segundo a Fundtur, Mato Grosso do Sul pelo menos sete segmentos turísticos – cultural, contemplativo (ecoturismo), aventura, negócios e eventos, gastronômico, pesca desportiva e histórico – e essa segmentação já permite ao governo tratar o setor como sob a ótica sistêmica, porque a natureza da atividade é dinâmica, significando que os investimentos público têm retorno quase que imediato. Daí a política do governo de estimular a oferta de bens e serviços turísticos, sempre acompanhando o crescimento da demanda, e qualificação do chamado “núcleo receptor”, onde a oferta e a demanda se encontram. Isso torna fundamental manter cada vez mais forte a inter-relação entre a oferta e a demanda, como por exemplo: as agências de viagens, as companhias de transporte, secretarias de turismo e outros órgãos, tanto públicos como privados, que têm a função de organizar e promover o turismo.
O SEMINÁRIO
A Fundação de Turismo de MS abre nesta terça-feira e encerra na quinta-feira o Seminário Isto é Mato Grosso do Sul – Edição 2019. Serão três dias de exposições, mostras, palestras e painéis focados na evolução do turismo do Estado, do Brasil e do mundo digital. O evento é gratuito e tem o apoio do Sebrae MS, Fundação de Cultura do MS, Fundesporte e acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
“Este Seminário é uma oportunidade que a Fundação de Turismo do MS proporcionará a todos os envolvidos com a atividade turística. Será um momento de debater, trocar experiências e gerar demandas inovadoras e importantes para a melhoria da competitividade do nosso setor. Outro ponto importante é o ´Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul – 1ª edição´, que irá prestigiar aqueles profissionais que fazem a diferença. Nossa ideia é que o Prêmio sirva como incentivo para que todos busquem sempre a inovação em seus negócios”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS.
O evento busca, também, debater oportunidades de negócios para os destinos por intermédio de novas tecnologias e inteligência de mercado, segmentação de oferta e demanda, mostrando ideias e tendências, gerando oportunidades, desafios e promovendo o empreendedorismo. Para a realização das palestras e painéis, foram convidados profissionais do turismo regional e nacional.
No primeiro dia do evento, serão tratados os temas Birdwatching, em que serão mostrados exemplos de sucesso e as oportunidades do segmento, e Inovação na Gestão Pública para o Turismo, com a participação das Instâncias de Governança e gestores públicos. À tarde, as palestras e painéis são sobre Turismo de Aventura e as inovações no segmento e também sobre Economia Criativa, com a proposta de trilhas de longo curso em Mato Grosso do Sul, no percurso do episódio histórico denominado “Retirada da Laguna”.
A abertura oficial do Seminário acontece às 19 horas desta terça-feira, com a entrega do Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul aos profissionais que se destacaram no turismo do MS no último ano, seguido de show do grupo Chalana de Prata, que apresentará músicas tradicionais de Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira pela manhã, os temas vão abordar Pesca Esportiva e Boas Práticas, que trará discussões sobre o novo posicionamento estadual com o pesque e solte, e uma palestra sobre o crescimento e as oportunidades do Turismo LGBT no Brasil e no mundo.
A tarde começa com a palestra Tecnologias e Comunicação no Turismo, que mostrará como bons vídeos podem contribuir na promoção de destinos turísticos e a integração da comunicação com as novas tecnologias. Na sequência, a palestra show Experiências de Turismo Criativo aborda modelos e histórias sobre turismo de base comunitária que deram certo e transformaram a realidade local. Ao final da tarde, o coquetel de encerramento do Seminário será realizado juntamente com show e a transmissão ao vivo do programa de rádio A Hora do Chamamé.
Na quinta-feira haverá atividade paralela, com a realização de uma oficina com a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, para tratar de assuntos como a sinalização das trilhas e modelos de operação da atividade no turismo.
(Edmir Conceição – Portal da Educativa)
Foto: Ecoturistas contemplam revoada de araras
(Com informações de Débora Bordin – Fundtur-MS)