plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 11:56

Seminário discute desafios e oportunidades para a Olericultura em Mato Grosso do Sul

As contribuições do seminário irão subsidiar o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia produtiva de Hortaliças, que deve ser implementado em 2017 no Estado

 Campo Grande (MS) – O auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) foi palco, na manhã desta quarta-feira (7), de um seminário que discutiu os desafios e oportunidades para a Olericultura em Mato Grosso do Sul.

Reunindo entidades e especialistas, inclusive de outros estados, o encontro foi marcado pela proposta do desafio colocado pelo Governador Reinaldo Azambuja, para a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e a Agraer de ampliar a produção de alimentos no Estado, de forma a suprir a demanda interna e tornar-se um exportador num futuro não muito distante.

????????????????????????????????????
Secretário Fernando Lamas

O Secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, logo na abertura das discussões, comentou que o Estado não sofre com desabastecimento, mas importa muitos produtos que poderiam ser produzidos no Estado, considerando a base científica e tecnológica, clima, solo, demanda e produtores preparados e interessados na atividade.

Para ele o seminário deve auxiliar na formatação de uma política duradoura, clara e objetiva, que possa transformar a realidade do setor de olericultura no Estado. “O grande desafio que está posto pra nós é entender a logica do mercado, verificar onde estão as oportunidades e coloca-las em pratica”.

O Secretário falou ainda do trabalho que vem sendo desenvolvido na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia produtiva de Hortaliças, documento que propõe uma estratégia operacional para o desenvolvimento da cadeia produtiva no Estado.

O superintendente de Desenvolvimento rural, Edwin Baur, fez uma explanação sobre os conceitos da olericultura no Estado e o desenvolvimento da atividade nos últimos anos e detalhou o trabalho de elaboração do Plano citado pelo Secretário.

Segundo ele, entidades ligadas ao segmento estão sendo chamadas para a discussão que deve resultar na implantação de politicas publicas, estratégias e diretrizes voltadas a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização de hortaliças. A promoção de intercâmbios entre agricultores, trabalhadores, fornecedores, consumidores e empresários do Estado também faz parte da estratégia, que deve ser implementada em 2017, em parceria com as universidades, Senar, empresas de assistência técnica, organizações e entidades representativas do setor. “A horticultura é uma importante atividade econômica do setor rural do Estado e para ampliar seu desenvolvimento são necessárias ações concentradas nas inovações tecnológicas, na comercialização, na melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, na agregação de valor e no estimulo a competitividade do setor”, completou.

????????????????????????????????????
Carlos Antônio Banci, da Emater do Distrito Federal

Carlos Antônio Banci, da Emater do Distrito Federal compartilhou, por meio de uma apresentação bastante completa, a experiência que acumulou a frente de projetos na área de olericultura, destacando ações que tiveram sucesso e insucesso, pontuando os erros e acertos, e destacando a importância do associativismo e cooperativismo nos resultados positivos.

Para contextualizar o mercado e falar da pequena produção, Banci trouxe dados do impacto social e econômico do agronegócio das hortaliças, pontuou os principais problemas que o produtor enfrenta desde a pressão do mercado, até as pragas e impostos, falou das dificuldades encontradas na propriedade, como a sazonalidade,  armazenagem e atualização das novas tecnologias, e detalhou sobre organização e profissionalização da atividade.

????????????????????????????????????
Olericultura em pauta no MS

Participaram e contribuíram com o seminário: Ítalo Guedes (Embrapa Hortaliças/DF), o Chefe Guilherme Asmus, Auro Akira Otsubo, Harley Oliveira, Marcio Akira Ito, Oscar de Lima Filho, Ivo de Sá Motta (Embrapa CPAO), Catia Urbanetz e José Anibal (Embrapa Pantanal), Clóvis Tolentino Junior, Francisco Pereira, Mariana, Paulo Mitio, Victor de Souza Almeida (Senar/MS), Haroldo Cortez Martins (superintendência do Banco do Brasil), Edson Casemiro (FAF/MS), Nei Salviano e Luana Arruda, Marcos Marioni, Anderson Souza de Almeida (Cecaf) Jaime Balejo e Francisco Pacca (Ceasa) e Antônio Carlos dos Santos (Agrofer), além de profissionais da Agraer, Iagro e Sepaf.

Fotos e texto: Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Sepaf e Iagro,  contato:(67) 9933-6655

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *