28 de março de 2024 - 15:20

Semed busca nova parceria com a Agepen para confeccionar roupas de balé a 1,2 mil crianças

O Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), da capital, recebeu a visita da secretária Municipal de Educação (Semed), Elza Fernandes, na manhã desta quarta-feira (31.1). Além de conhecer a unidade, a secretária está viabilizando a possibilidade de utilizar a mão de obra de reeducandas para confeccionar roupas de balé para cerca de 1.200 crianças dos Centros de Educação Infantil (Ceinfs).

O objetivo da Semed é firmar mais uma parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). “Nossa ideia é entrar com a matéria prima e o presídio fornecer a mão de obra de internas para a confecção”, afirmou a secretária. Esse projeto pretende garantir uniformes aos alunos participantes do projeto da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da secretaria, que leva aulas aos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da Rede Municipal de Ensino.

Durante a visita, Elza destacou que este tipo de parceria possui um cunho social muito forte, porque traz ocupação produtiva às detentas e, ao mesmo tempo, beneficia as crianças, que muitas vezes, são os próprios filhos das internas. “Já temos outro projeto em andamento, que é o “Arte com Pneus”, realizado no presídio de Segurança Máxima da capital, e temos a experiência que são ideias que têm dado muito certo, por isso resolvemos ampliar a iniciativa para o presídio feminino também”, complementou a secretária.

Presente no encontro, o professor e técnico da Semed Felipe Augusto da Costa Souza ressaltou que a iniciativa também irá trabalhar o emocional das internas. “Uma vez que pode beneficiar os próprios filhos que estão estudando, elas tendem a abraçar a causa com muito amor e a intenção da parceria é essa, de aproximar o sistema prisional da sociedade”, disse Felipe, que também idealizou o projeto “Arte com Pneus”, juntamente com o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira, que já contemplou três Ceinfs, beneficiando 515 alunos.

A diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, destacou a iniciativa como muito positiva. “Quanto maior as chances de tirar as internas da ociosidade e oferecer uma atividade produtiva, melhor. E essa parceria vai proporcionar isso e ainda une um cunho social e educativo”, afirmou.

A previsão é que as atividades iniciem em março, após firmar o termo de compromisso com a Agepen. A quantidade de internas que irão atuar na oficina será conforme a demanda da Semed. Além dos Ceinfs, a intenção é atender alunos das séries iniciais de escolas que também participam do projeto da Deac.

Texto: Tatyane Santinoni, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Fotos: Vangivaldo Miranda.