plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de janeiro de 2025 - 12:39

Semana Mundial do Diabetes alerta para os riscos e prevenção da doença

Você sabe o que é diabetes? De acordo com a Sociedade Brasileira de diabetes a doença atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, isto quer dizer que 6.9% da população não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz.

A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. A glicose, por sua vez, é popularmente o açúcar dos alimentos, empregado como fonte de energia pelo corpo. No paciente com diabetes o organismo não fabrica insulina, ou têm deficiência na sua produção e absorção, e não consegue aproveitar a glicose satisfatoriamente. A consequência é o aumento do nível de glicose no sangue, também chamado de hiperglicemia, que pode ocasionar, se permanecer esse quadro clínico por longos períodos, danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

O tema da campanha deste ano, para alertar a população sobre os riscos e a prevenção da doença, é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. A mobilização nacional foi organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Entre os objetivos da campanha estão o incentivo ao poder público para implementar e fortalecer políticas para a prevenção e o controle do diabetes e suas complicações; aumentar a conscientização e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce; promover iniciativas para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes, bem como para prevenir ou retardar as complicações da doença.

Os especialistas ressaltam os principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, que são : excesso de peso e obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, histórico familiar e herança genética, idade, stress, alcoolismo, entre outros. A prevenção da doença é baseada na adoção de um estilo de vida saudável ,  check-up e exames regulares de diagnóstico.

Classificação de diabetes –:  Tipo 1 –  Neste caso pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Essa variedade da doença é tratada com insulina, medicamentos, dieta alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Tipo 2 – Aparece quando o organismo não consegue aproveitar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Estima-se que cerca de 90% das pessoas com diabetes têm a tipo 2. A doença pode ser tratada com atividade física e dieta, ou, dependendo da gravidade, com o uso de insulina e/ou outros  remédios para controlar a  glicose.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *