19 de abril de 2024 - 23:28

Semana do Cinema Brasileiro começa na próxima terça-feira no MIS

O Museu da Imagem e do Som e o Núcleo de Difusão do Audiovisual, ambos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizam em parceira com o Colegiado Setorial do Audiovisual a Semana do Cinema Brasileiro com uma extensa programação de 14 a 19 de junho. Serão realizadas a Mostra em homenagem aos realizadores do Estado, Beabá do Cinema com crianças de seis a dez anos de escolas públicas, Oficina de Produção para o público em geral, Seminário Estadual e Maratona de Filmes no dia 19 – Dia do Cinema Brasileiro.

Desde os anos 1970 comemora-se no dia 19 de junho o Dia do Cinema Brasileiro, em alusão à chegada do cinegrafista italiano Affonso Segretto ao Brasil e às imagens que fez a bordo do navio Brésil. Prestes a desembarcar no Rio de Janeiro vindo da Europa, o cinegrafista filmou sua chegada ao País. Era 19 de junho de 1898. Talvez ele não soubesse, mas fez um registro pioneiro de imagens em movimento em território brasileiro. Batizado de “Uma vista da Baia de Guanabara”, a filmagem não sobreviveu ao tempo. (Fonte: Portal Brasil).

Programação:

Mostra Realizadores de MS

Dia 14 (terça-feira) – David Cardoso – Sem defesa (2015)
Dia 15 (quarta-feira)- Reynaldo Paes de Barros – Agnaldo – Perigo a vista (1968) (1969)
Dia 16 (quinta-feira) – Lu Bigatao – CAA a Força da Erva Mate (2005)
Dia 17 (sexta-feira) – Cândido da Fonseca – Sasha Siemel – O caçador de onças (2007)

Beabá do Cinema

Terça-feira /14/ às 8h – Escola Municipal Maria Lucia Passarelli
Quarta-feira /15/ 8h – Escola Municipal Imaculada Conceição
14h Escola Municipal Bernardo Franco Bais
Quinta-feira /16/ 14h – Escola Municipal Maria Lucia Passarelli

Oficina de Produção Audiovisual
14 a 17 (terça a sexta) 8h às 11h Ministrada por Rose Borges (15 alunos)

A Oficina de Produção permite aos participantes conhecer o processo de realização de um produto audiovisual, desde o momento da criação até a exibição. Os alunos receberão dicas de como providenciar todos os itens necessários para uma gravação, desde orçamento e locação de equipamentos, passando pela organização das gravações e eventos, coordenação com os demais membros da equipe e supervisão da desprodução e pós-produção. Através de um bate-papo com profissionais da área, os alunos poderão tirar dúvidas e curiosidades, além de serem provocados a exercitar a criatividade e entenderem as diversas funções da equipe de produção, como produtor de set, secretário de produção, produtor de elenco e assistente de produção. Também será realizada uma breve explanação sobre a Direção de Arte.

Seminário Estadual do Audiovisual – 18 de junho

8h às 12h – Painel de Experiência do Audiovisual no Estado
14h às 18h – Plano Setorial do Audiovisual

Dia do Cinema Brasileiro – Maratona Nacional – 19 de junho – domingo