plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Semana do Artesão valoriza cores e identidade cultural do Estado

Foto: Daniel Reino

Acontece de 19 a 25 de março a 17ª Semana do Artesão. E a grande novidade deste ano é a inauguração da filial da Casa do Artesão no Bioparque Pantanal. 

O Armazém Cultural, escolas públicas de Campo Grande, Morada dos Baís e Assembleia Legislativa também receberão atrações.

Serão realizadas a Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, Noite Cultural e Homenagens, Rodada de Negócios, Exposições de Artesanato, Atrações Culturais, Oficinas de Artesanato para crianças e adultos e palestras.

“São 50 anos de Casa do Artesão, dois anos que a gente tem este prédio irretocável, a arquitetura está linda, a exposição está perfeita. O projeto é para o estado todo, então nós teremos aqui todas as regiões do estado, divididas em 8 macrorrregiões, podendo mostrar o seu trabalho. O artesanato é maior forma de resistência de uma cultura. Nada é mais resistente numa cultura do que o artesanato. Então nós temos que olhar para ele com muito carinho e fazer com que ele não acabe e que mostre para o mundo todo a nossa beleza e a nossa cultura”, avaliou o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes.

Foto: Marcio Breda

História

A Semana acontece em alusão ao Dia do Artesão (19 de março) e foi criada em 2007 para fortalecer o artesanato do estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A Semana do Artesão reforça nossos costumes e tradições. As peças que compõem o acervo são produzidas, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do planeta. 

Programação

Com uma programação extensa, a Semana do Artesão 2025 terá no dia 19, às 10 horas, com a abertura oficial da primeira filial da Casa do Artesão de MS, no Bioparque Pantanal. Haverá apresentação cultural com Evelyn Lechuga às 11 horas, aberta ao público.

No Armazém Cultural/Feira Central acontece a Feira de Artesanato Mãos que Criam, de 19 a 23 de março, das 14 às 22 horas.

A abertura oficial da Feira acontece às 18 horas, com homenagens aos artesãos Josefa Mazarão, Rosenir Batista e Jane Clara Arguello. Às 19 horas haverá a execução do Hino de Mato Grosso do Sul, executado pelo Mestre Cururueiro Sebastião Souza Brandão e seu neto Bruno Santos. Às 19h30 se apresenta o grupo Ipê de Serra.

O objetivo da Feira Mãos que Criam é a divulgação e comercialização de artesanato de referência cultural do MS; comercialização de produtos da gastronomia regional. Em 2025, além da participação de 8 etnias indígenas do MS, haverá exposição de artesanato de 16 municípios do interior.

As oficinas de artesanato para crianças e adultos acontecem também no Armazém Cultural/Feira Central, gratuitas e abertas ao público.

Foto: Ricardo Gomes

As oficinas de artesanato acontecem também nas escolas públicas da capital. A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS oferecerá aos alunos oportunidades de aprofundar seus conhecimentos sobre o artesanato de referência cultural produzido por mestres reconhecidos, fomentar a cultura regional e inspirar novos artistas. As oficinas nas escolas acontecerão de 19 a 26 de março, destinadas somente ao público escolar.

No dia 20 acontece a Rodada de Negócios no Sebrae, das 8 horas às 12h30. O objetivo é realizar um intercâmbio entre 10 lojistas de artesanato do Brasil com artesãos de Mato Grosso do Sul.  Após o evento, está programada a visita dos empresários à Feira Mãos que Criam.

Na Assembleia Legislativa de MS, em 20 de março de 2025, a partir das 19 horas, acontece a Sessão Solene Conceição dos Bugres, homenagem anual dos deputados aos artesãos de Mato Grosso do Sul.

No dia 21 de março acontece a palestra “Políticas Públicas para o Artesanato” com integrante do Programa do Artesanato Brasileiro nacional, estadual e um representante do SEBRAE, na Feira Mãos que Criam, a partir das 16h30. O objetivo é discutir a apresentar as Políticas Públicas para os Artesãos nas esferas estaduais e nacionais.

Ainda no dia 21 será realizada a reinauguração da sede do Iphan, na Rua General Melo, 23, às 18 horas.

Na Morada dos Baís, no 22 de março de 2025 acontece o Café na Praça, aberto ao público em geral, a partir das 8 horas. Anualmente a Associação da Praça dos Imigrantes realiza o café da manhã na Praça do Imigrantes, fazendo uma grande comemoração para os artesãos e público em geral. Neste ano, como a Praça dos Imigrantes está em reforma, o evento será realizado na Morada dos Baís, onde atualmente encontra-se a Associação da Praça dos Imigrantes (API).

Todos os eventos da Semana do Artesão são gratuitos e abertos ao público.

Confira a programação completa clicando AQUI.

Com reportagem especial de Karina Lima (FCMS)

Foto destaque: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *