Desde o início da semana equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande estão nas ruas com ações educativas sobre a leishmaniose. O trabalho faz parte da Semana Nacional de Controle e Combate à doença. A repórter Maristela Cantadori tem mais detalhes.
O CCZ já fez blitz educativa nas ruas do Centro de Campo Grande e também castração de animais na aldeia urbana Marçal de Souza. Hoje e sexta-feira, as equipes do CCZ vão estar nas escolas da região do Parati, Pioneiros e Piratininga, bairros que ficam nas redondezas do órgão responsável pelo controle de zoonoses e saúde animal da cidade.
A médica veterinária Cláudia Macedo explica que a leishmaniose visceral é uma zoonose endêmica e por isso é importante ter cuidado para evitar a disseminação. A veterinária lembra que o cão não é o vilão da leishmaniose. É preciso acabar com o mosquito e proteger os animais.
Confira as informações com a repórter Maristela Cantadori
- Algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito palha. Ele gosta de locais úmidos, sombreados, principalmente com restos de vegetação em decomposição. Então quem tem quintais com muita vegetação e árvores frutíferas deve redobrar a atenção.
SINTONIZE – O programa MS no Rádio vai ao ar das 7h às 8h na Educativa FM 104.7.
O público pode participar pelo telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047 e por meio das redes sociais. Com apresentação de Eva Regina o programa é transmitido também no portal da Rede Educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)