28 de março de 2024 - 06:33

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito iniciam ações de limpeza dos córregos urbanos e educação ambiental com objetivo de alertar sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, principalmente no município, reconhecido mundialmente pelas suas águas cristalinas. As ações fazem parte do Projeto Cuidando das Águas, que conta com recursos do Fundo Estadual de Direitos Difusos e Lesados, por meio da SEMAGRO e Governo do Estado de MS.

Ação precisa de voluntários

O primeiro ato acontece na segunda-feira (19) com o mutirão de limpeza dos córregos Bonito e Restinga, que recebem resíduos diversos diariamente.  Todo o lixo que se acumula as margens desses córregos são levados diretamente ao Rio Formoso, principal rio do município, e com as fortes chuvas de fevereiro, a quantidade de resíduos ficou ainda mais significativa.

A ideia, segundo o IASB, é levar o cidadão a ver, sentir e perceber a realidade dos córregos. “Destacamos que o ato de limpar as margens e entorno dos corpos hídricos tem caráter pedagógico, pois se torna uma ação demonstrativa para mostrar ser possível mudar a paisagem simplesmente não jogando resíduos no chão”, destacou Liliane Lacerda
Diretora Executiva do Instituto.

“Diante da importância da água para o bem estar social e geração de renda no município de Bonito/MS e vendo os problemas que os córregos urbanos enfrentam, pretende-se realizar pelo menos quatro mutirões de limpeza ao longo do projeto que tem duração de 24 meses. Essa ação visa contribuir com a proteção e conservação desses cursos d’águas, mas, mais ainda com a sensibilização da população sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos, chamando a atenção dos mesmos sobre a quantidade de resíduos descartados inadequadamente em vias públicas do município. Em dias de chuva, esse lixo vai parar dentro dos córregos e terá como destino, poluir o rio Formoso”, detalhou Liliane.

O mutirão ocorrerá em trechos do Córrego Restinga e Córrego Bonito e contará com o apoio do Instituto Mirim Ambiental, Polícia Militar Ambiental, Sindicato Rural de Bonito, Imasul, Grupo Sentinelas da Serra, estudantes e demais membro da comunidade. Todo o resíduo recolhido neste dia terá sua destinação definida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Semana da Água

Também serão instaladas, no dia 20, duas redes de contenção, na altura do Centro de Múltiplos Usos de Bonito, para capturar o lixo que desce boiando nos córregos. Essas redes permanecerão instaladas durante o período do projeto e serão vistoriadas semanalmente para retirada de resíduos.

No dia 21 serão realizadas atividades educativas em frente ao Supermercado Santos com atividades e brincadeiras e no dia Mundial da Água, 22 de março,  será a vez das crianças debaterem sobre o tema em um momento lúdico, com a apresentação de uma peça teatral na praça das piraputangas, tanto de manhã, quanto de tarde. E no dia 23 será realizada uma blitz para orientação dos motoristas quanto ao descarte inadequado de resíduos sólidos, presenteando-os com lixocar (lixinho para carro).

One Comment on “Semana da Água: Bonito inicia ação de limpeza dos córregos urbanos e educação ambiental”

1. Gostei muito da ideia, desejo aplicar no meu município em Ferraz de Vasconcelos
    São Paulo Alto Tietê, chamar atenção para a relação do olhar com o córrego, a mudança de olhar que o córrego não é lata de luxo,nem privada, Córrego é um corredor de passagem de água que vem das nascentes , preciso encontrar estratégias simples e que chame atenção da comunidade no entorno,e também de políticas públicas e os setores responsáveis do saneamento, reflorestar as margens do córrego com espécies árvores endêmicas da Mata Atlântica, sabendo quais. Às arvores corretas para córregos,